Legislativo homenageia cooperativas escolares

Teutônia

Legislativo homenageia cooperativas escolares

Sessão solene exaltou a importância de projeto que estimula a formação de novos líderes

Por

Legislativo homenageia cooperativas escolares
Teutônia

A câmara de vereadores promoveu sessão especial em celebração ao Dia de Cooperar (2 de julho). A solenidade ocorreu ontem à noite, 16, na Associação da Água. Foram homenageadas as Cooperativas Escolares de Teutônia, a Sicredi Ouro Branco, pelo apoio à iniciativa, e a Certel, pelo projeto de eficiência energética das escolas municipais.

Além dos vereadores de Teutônia, participaram o prefeito Jonatan Brönstrup, o diretor-executivo da Sicredi Ouro Branco, Neori Ernani Abel, e o presidente da Certel, Erineo José Hennemann. Representantes das dez cooperativas escolares de Teutônia se pronunciaram na tribuna.

O programa Cooperativas Escolares consiste na criação de associações entre os estudantes dentro do ambiente de ensino. Os grupos têm a finalidade de desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício aos associados. As autoridades presentes destacaram a importância do projeto para formar cidadãos conscientes, responsáveis e dedicados ao bem coletivo.

A iniciativa tem como propósito estimular a formação de líderes, gestores e empreendedores. Por meio dessas organizações, os alunos trabalham os princípios do cooperativismo, participam de projetos, oficinas e ações relativas à gestão, educação financeira, entre outras áreas.

No RS, existem mais de cem cooperativas escolares nos ensinos Fundamental e Médio, em escolas públicas e privadas de 43 cidades.

Refis 2018

Na sessão da quinta-feira passada, 12, o Legislativo aprovou oito projetos do governo municipal. Entre eles, esteve a proposta que institui o Programa de Recuperação de Créditos 2018. Conforme o Executivo, a iniciativa possibilitará que pessoas físicas e jurídicas renegociem débitos com o município com descontos de até 100% nos juros e multas.

Denominado Refis Municipal 2018, o objetivo é facilitar a quitação de dívidas ativas dos contribuintes, como IPTU, Contribuição de Melhorias, Imposto sobre Serviços (ISS), multas, entre outras taxas e tarifas. Os descontos variam conforme o número de parcelas escolhidas. O programa contempla débitos vencidos até 31 de dezembro de 2017.

Na semana passada, também houve homenagem aos jogadores do Atlético Gaúcho, do Loteamento 8, que venceram o Campeonato Municipal de Futebol de Campo, nas categorias titular e aspirante. A condecoração foi proposta pelo vereador Cleudori Paniz (PSD).

Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais