Regras para carros de som passam por nova alteração

Estrela

Regras para carros de som passam por nova alteração

Ajustes na lei foram apresentados pelo vereador Volnei Zancanaro (PR) nessa segunda-feira

Por

Regras para carros de som passam por nova alteração
Estrela
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

As regras que permitem a circulação de carros de som, com fins publicitários, têm nova alteração. Um projeto apresentado pelo vereador Volnei Zancanaro (PR) modifica a proposta aprovada há 45 dias. A matéria está em análise na câmara e foi proposta depois de um encontro com empresários que prestam o serviço.

Em outubro, vereadores debateram uma matéria, de autoria de João Braun (PP), que limitava o período de circulação dos veículos com alto-falante. A votação foi polêmica e gerou incerteza. Para parlamentares, seria necessário intensificar a fiscalização para que os serviços fossem monitorados. Apesar de algumas discordâncias, o projeto foi aprovado.

O serviço de divulgação com alto-falante poderia ser feito durante a semana das 9h às 20h e aos sábados das 9h às 11h30min.

Na nova redação proíbe o uso da estratégia publicitária aos sábados à tarde, domingos e feriados. Os veículos podem desempenhar atividade mediante autorização prévia da administração municipal.

A medida tinha o objetivo de preservar o descanso das pessoas. O objetivo é restringir a circulação de empresas de outras cidades que desempenham o serviço em Estrela.

Os empresários do ramo dizem que a mudança é negativa e pedem a ampliação do horário para circular também nos sábados à tarde. Na avaliação deles, o período traz bons resultados.

De forma conjunta, o grupo entrou em um consenso e a solicitação foi atendida. Se aprovada, carros com alto-falante podem circular das 9h às 19h aos sábados. Nos domingos e feriados, ficam impedidos de trafegar.

Código de Posturas rege o serviço

O Código de Posturas determina decibéis permitidos em cada área do zoneamento urbano. Até outubro, carros com alto-falante podiam circular fazendo divulgação publicitária das 8h às 22h, mas com a ausência de fiscalização a prática também ocorria aos sábados e domingos.

Cássia Paula Colla: cassia@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais