Fator humano

Editorial

Fator humano

As mudanças constantes de uma sociedade em que a digitalização avança velozmente transformam a maneira de fazer negócios. A capacidade de adaptação ao mundo criado por uma geração de novos consumidores é o que diferencia as empresas com perspectiva de…

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Vale do Taquari

As mudanças constantes de uma sociedade em que a digitalização avança velozmente transformam a maneira de fazer negócios. A capacidade de adaptação ao mundo criado por uma geração de novos consumidores é o que diferencia as empresas com perspectiva de vida longa daquelas fadadas a perecer.

Essa tendência ficou clara durante a 17ª Convenção CDL Lajeado. O evento realizado no dia 22 de junho, no Clube Tiro e Caça, trouxe ao Vale do Taquari nomes reconhecidos no cenário nacional, como o do professor e historiador, Leandro Karnal, da jornalista Carolina Bahia e do publicitário João Miragem.

As transformações da sociedade, o cenário político nacional e os novos hábitos de consumo foram analisados pelos painelistas. A conclusão foi a mesma: ou as empresas e trabalhadores se adaptam à nova realidade, ou se encaminham para o fracasso.

O ponto nevrálgico para essa virada de chave não está no avanço tecnológico. Por mais que facilite a vida de empreendedores, inclusive fornecendo informações que elevam a assertividade das decisões, a tecnologia não prescinde do fator humano.

As empresas são feitas de pessoas, e só existem em função delas. Clientes, diretores e funcionários, mesmo quando influenciados pela tecnologia, não abandonam o seu lado humano. Saber gerir a forma como a empresa se relaciona com todas as pessoas que participam do seu universo é uma questão de sobrevivência.

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Nesta edição do Negócios em Pauta, apresentamos parte das discussões levantadas durante a Convenção CDL deste ano. A gestão de pessoas também é destaque na reportagem principal, sobre o 5º workshop do projeto.

A temática foi abordada pelo trainer e franqueado da Dale Carnegie, Henrique Kuhn. Ele apresentou dados de pesquisa de âmbito mundial, sobre os níveis de satisfação de trabalhadores.

Segundo ele, profissionais que não enxergam uma perspectiva no local onde trabalham não veem motivo para crescer, e tratam a empresa como um lugar de passagem, em uma situação que interfere diretamente na produtividade.

Saber lidar com as perspectivas pessoais da equipe de trabalho é papel do líder. Entrevistado do mês, o diretor-presidente do Imec, Leonardo Taufer, é reconhecido pela maneira como prioriza as necessidades dos funcionários.

Para ele, o avanço nos resultados da empresa está atrelado ao sucesso das pessoas que trabalham nela. Em sua entrevista, Taufer explica como sua trajetória pessoal e profissional ajudou a formar o pensamento que coloca em prática hoje, no posto mais alto alcançado na carreira como administrador. Na sessão de economia doméstica, o professor de Economia da Univates, Carlos Giasson, discorre sobre as melhores opções de contas bancárias para cada tipo de perfil familiar.

Boa leitura.

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