Clube projeta instalar Central de Transbordo

Lajeado

Clube projeta instalar Central de Transbordo

Intenção da diretoria do CTC é reaproveitar resíduos de materiais orgânicos e recicláveis

Por

Clube projeta instalar Central de Transbordo
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Clube Tiro e Caça (CTC) pretende construir uma unidade de gerenciamento de resíduos para facilitar o descarte de lixo de forma adequada, seguindo normais técnicas inspiradas na Central de Resíduos da Univates.

A Central de Transbordo servirá para que os rejeitos sejam doados ou vendidos a empresas de reciclagem. O problema da falta de espaço é percalço, mas não impediu que a Direção de Sustentabilidade reativasse a Central de Compostagem do clube – antigo espaço usado para produzir adubo.

Antes, havia uma espaço maior para o lixo orgânico. As atividades da unidade foram reduzidas com as últimas mudanças nas disposições dos salões dentro do terreno. De acordo com a diretora de Sustentabilidade, Diana Blun Kunzel, o adubo gerado com esses materiais é rico em nutrientes. “É preciso devolver à terra o que dela foi retirado. Esta postura sócio-ambiental do clube é de gerenciar resíduos orgânicos e recicláveis.”

Em grandes eventos realizados, como a Festa à Fantasia, por exemplo, os recicladores são chamados com antecedência para facilitar a retirada das grandes quantidades de lixo geradas.  Segundo Diana, as ações integram o Programa de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos, que neste ano já realizou diversas atividades, entre elas, a adesivagem das lixeiras do clube.

Ela afirma que em períodos de reformas as latas de tinta, sacos plásticos, ferros e vidros têm como destino uma empresa de reciclagem que se compromete em buscar as demandas no clube.  Na semana passada, a equipe visitou a Central de Resíduos da Univates, a fim de obter embasamento técnico.

Segundo a diretora, o projeto da construção da nova central está em fase de elaboração.  Hoje, a Central de Transbordo está em um local temporário e muito pequeno. “Queremos uma melhor gestão dos resíduos e para isso envolvemos os funcionários, para que entendam todo o processo da reciclagem.”

Posicionamento ambiental

No sábado passado, crianças plantaram o Cantinho do Chá no Clubinho Ambiental. O evento teve foco educativo e de forma lúdica ensinou sobre separação de lixo e cuidados com a terra. O Cantinho do Chá, um espaço em frente ao Salão Panorâmico, estará disponível para os associados utilizarem chás no chimarrão. A próxima edição do evento ocorrerá no dia 7 de maio, com o foco no Dia das Mães.

Acompanhe
nossas
redes sociais