Exame atesta surto de gripe A no presídio

Lajeado

Exame atesta surto de gripe A no presídio

Órgãos públicos estendem suspensão de visitas e garantem ter situação controlada

Por

Exame atesta surto de gripe A no presídio
Lajeado

Análises laboratoriais confirmam, ontem de manhã, a presença do vírus H1N1 no presídio estadual.

De acordo com informações da Secretaria da Saúde do município, duas das três amostras solicitadas pelo governo gaúcho tiveram o resultado positivo para gripe A. Dessa forma, o contágio passa a ser classificado como surto, mas “em comunidade fechada” visto o ambiente ser isolado da população em geral.

Reunião no fim da tarde de ontem manteve a suspensão das visitas de familiares e amigos aos presos pelo menos até domingo. Na segunda-feira, será feita nova avaliação. De acordo com orientação do município, a medida deve ser mantida até o dia 29, quando haverá garantias de imunização em virtude das vacinas aplicadas na quinta e sexta-feira em todos os agentes penitenciários e detentos dos regimes fechado e semiaberto. Foram aplicadas 500 doses.

As visitas foram suspensas há uma semana, quando 83 presos e dois servidores apresentaram os sintomas do vírus H1N1, entre eles, a diretora da instituição, que voltou de licença-médica nessa segunda-feira. Desde o alerta, além da vacinação coletiva, todas as pessoas recebem quimioprofilaxia de Tamiflu – aplicação de medicamento com vistas à prevenção. Casos suspeitos são tratados de forma regular com o antiviral.

A partir de hoje, a enfermeira destinada ao acompanhamento no presídio passa a trabalhar nos turnos da manhã e tarde. Até então, aponta o diretor-substituto David Horn, a servidora cumpria 20 horas semanais. Agora, serão 40 horas.

“Tudo está sob controle. Estamos vendo apenas a questão das visitas, como será feito no caso daquelas pessoas mais suscetíveis ao contágio, como crianças, idosos ou que tenham doenças crônicas,” observa. Ao que tudo indica, as visitas devem permanecer suspensas até o prazo sugerido pelo município.

Vacinação da comunidade

A campanha de vacinação contra a gripe depende da entrega das doses por parte da Secretaria Estadual de Saúde. Parte do material deve chegar ao município no começo da próxima semana, oportunizando o início da aplicação aos grupos considerados vulneráveis.

Após determinação do Ministério da Saúde, o RS precisou antecipar a campanha para a próxima segunda-feira, com término previsto para o dia 20 de maio. A decisão levou em consideração os seguintes fatores: o cenário epidemiológico de influenza no país, o início da circulação viral no estado, o recebimento até o dia 22 de abril do quantitativo de vacinas necessário para o início da campanha e a complexidade da logística de distribuição.

Independentemente disso, ocorre no dia 30 o dia D de vacinação. Em Lajeado, todos os postos de saúde abrirão das 7h30min às 11h30min, exceto o do bairro Universitário. No caso do centro, São Cristóvão e Montanha, a aplicação também será realizada até as 17h.

Acompanhe
nossas
redes sociais