Vendas caem 14% e preço de ovos reduz

Vale do Taquari

Vendas caem 14% e preço de ovos reduz

Com prateleiras cheias, mercados fazem ofertas para terminar com os estoques

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Vendas caem 14% e preço de ovos reduz
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Um feriadão de muitas comemorações em família e de pouco chocolate. É assim que a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) define as vendas dos ovos de Páscoa.

De acordo com balanço divulgado nesse domingo, a comercialização dos produtos caiu 14% em relação ao mesmo período do ano passado, forçando liquidações para baixar os estoques.

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A redução nas vendas era esperada por grande parcela dos comerciantes. Segundo o presidente da associação, Antônio Cesa Longo, muitos gaúchos recorreram à volta da tradição de preparar pequenos cestos, com balas, tabletes e outras guloseimas.

Tal avaliação coincide com a projeção da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) que, na semana passada, considerou que os produtos mais procurados deste ano seriam aqueles com menor valor, como bombons e barras de chocolate. A elevação média de quase 15% nos ovos de Páscoa, somada ao maior custo de vida, foi preponderante à queda nas vendas.

Conforme a Agas, 40% dos consumidores deixaram para comprar de última hora por esperar promoções especiais. “Nos três últimos dias, houve descontos de cerca de 20%, mas algumas lojas fizeram promoções do tipo compre um e leve dois. Quem quis garantir seu ovo favorito se antecipou”, aponta o presidente.

A compra antecipada, segundo Longo, ficou mais evidente na venda dos chamados “ovos premium”. De acordo com ele, as vendas desse tipo de ovo com maior valor agregado se mantiveram estáveis em comparativo ao ano passado e representaram quase 13% do total comercializado.

A maioria dos supermercados do Vale do Taquari mantinha os preços ontem. Algumas marcas, no entanto, já eram vendidas com descontos de 20% a 30%. As promoções devem se acentuar no decorrer da semana.

Menor procura em outros produtos

Queda também foi registrada na venda de caixas de bombom, uma das apostas do segmento dos supermercados para essa Páscoa. De acordo com a Agas, houve redução de 5% em comparativo ao ano passado. Mas o produto deve ganhar evidência para o Dia das Mães e supermercadistas já começaram a reabastecer os estoques nesta semana.

Como projetado pela Abras, a comercialização de tabletes de chocolates e balas cresceu. Foram 2%. Segundo dados de pesquisa realizada pela Agas em fevereiro, cada consumidor pretendia presentear em média quatro pessoas nessa Páscoa. Ao total, os supermercados gaúchos comercializaram 7,6 milhões de ovos de Páscoa e 5,8 milhões de caixas de bombons em todo o RS.

Outro produto típico da data, as colombas pascais tiveram vendas semelhantes às do ano passado. “Ouve uma antecipação da exposição deste produto, que ensejou que as pessoas adquirissem as colombas como opção de presente”, avalia o presidente da Agas.

Pior desempenho em dez anos

Em todo o país, a Serasa contabilizou queda de 9,6% nas vendas de Páscoa em relação ao ano passado – período de 21 a 27 de março. Foi o pior desempenho do setor desde 2007, quando teve início a série histórica da instituição.

A Serasa afirmou, em nota, que “o aprofundamento da recessão econômica, que coloca o desemprego em trajetória de elevação, e a queda do poder de compra dos consumidores devido à inflação, impactaram negativamente o movimento varejista durante a data comemorativa da Páscoa deste ano”.

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