Encontro propõe qualificação de políticos

Teutônia

Encontro propõe qualificação de políticos

Em reunião da Avat, vereadores admitem falta de preparo dos representantes

Por

Encontro propõe qualificação de políticos
Teutônia
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A primeira reunião microrregional da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat) destacou a preparação de candidatos a cargos políticos.

O encontro, realizado no sábado de manhã na câmara de vereadores, reuniu cinco dos 11 parlamentares da cidade. Marcelo Brentano, Gilberto Frigo, Pedro Hartmann, Vilmar da Rosa e Mareli Lerner Vogel.

Vereadores de Paverama, Fazenda Vilanova, Anta Gorda e Tabaí também participaram. A reunião inédita teve como objetivo alinhar interesses locais para debater em âmbito regional.

Para o parlamentar Eldo Dickel, de Paverama, o pleito para vereador está cada vez mais disputado. Faz oito eleições que concorre e percebe o desânimo da comunidade com os atuais representantes. Segundo ele, o despreparo de alguns colegas influencia na imagem do Legislativo. “Entram sem saber o que realmente é o cargo. Prometem à população e quando chegam na câmara não conseguem fazer porque não é tão simples”, relata.

Marcelo Brentano representou os vereadores da cidade e destacou a necessidade de um curso preparatório para pré-candidatos e presidentes de partidos. “Nem todos estão preparados. Precisamos de cursos com mais proximidade. Não quero ver palestrante falar”. Além disso, pediu mais participação da Avat nos eventos e encontros.

Para a presidente da câmara de Teutônia, Mareli, o Legislativo tem sido atacado e deve ser defendido. “Sociedade cobra mais dos vereadores por estarem mais perto. Eles não têm contato com os políticos em Brasília.”

Troca de ideias e projetos

Além de debater as necessidades de melhorias no setor, o encontro serviu como troca de experiências. Segundo Mareli, visitar outras câmaras e conhecer novos modelos permitem a qualificação.

A visita mais recente foi em Estrela. Iniciativas como gravar as sessões em vídeo e áudio para divulgar na internet é uma ideia positiva. “Lajeado também faz isso. Poderíamos implantar algumas dessas ações.” Para ela, profissionalizar os vereadores e utilizar a tecnologia para divulgar o trabalho das câmaras pode resultar em mais transparência e participação popular.

Saiba mais

A Avat existe faz 28 anos e engloba todos os municípios do Vale. O atual presidente é o vereador de Anta Gorda Paulo Bettoni e o vice é de Fazenda Vilanova Leo Motta. Em 2015, a associação participou de 87 encontros regionais, um nacional e três entre presidentes de Legislativos. A câmara de Teutônia retomou convênio com a Avat no fim do ano passado.

Acompanhe
nossas
redes sociais