Brigada Militar intensifica prevenção a furtos

Você

Brigada Militar intensifica prevenção a furtos

Aumento no número de ocorrências motiva ações dos órgãos de segurança

Por

A média de cinco furtos por semana nos últimos dois meses na cidade foi o estopim para que os setores responsáveis pela segurança se mobilizassem para combater o crime. Desde quinta-feira à noite, a Brigada Militar dobrou o seu efetivo noturno para vigiar e fiscalizar todos os bairros, com apoio do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO). Os alvos são motoqueiros que andam em duplas, e presidiários do sistema semi-aberto. Na primeira noite da operação, dois criminosos foram presos em flagrante.

vvConforme o comandante do 22° Batalhão da Brigada Militar (BBM), major César Silva, investigações mostram que existem criminosos de outras cidades praticando pequenos roubos em Lajeado. Os crimes aumentaram nos meses de abril e maio. Em geral os criminosos levam poucas quantias de dinheiro. “Acreditamos que a maioria dos casos estão ligados ao uso de drogas.”

Silva diz que 90% dos crimes são praticados por duplas que utilizam motos 125 cilindradas, sem baú. A maioria tem placas de outra cidade. “A sociedade precisa nos alertar sempre que suspeitar de algo semelhante.” Ele comenta que o efetivo maior da BM dificulta a fuga desses criminosos, e também inibe a ação. Entre as ações previstas pela força tarefa, o major afirma que serão realizadas constantes abordagens a veículos.

O major informa que nos últimos meses ocorreram quatro prisões em flagrante de apenados que estão no regime semi-aberto. Na noite de quinta para sexta-feira, outro presidiário foi detido próximo ao Presídio Estadual de Lajeado. A vítima que teve pertences roubados reconheceu o criminoso. “Vamos trabalhar em conjunto com a Susepe para vigiar melhor essas pessoas.”

Alguns policiais também devem realizar vigílias em praças e pontos de uso e tráfico de drogas. O objetivo é inibir a presença dos criminosos, dificultando o acesso aos entorpecentes e identificando possíveis suspeito

Trabalho com o MP

Segundo o tenente-coronel, Antônio Scussel, comandante do CRPO do Vale do Taquari, será realizada reunião envolvendo BM, Policia Civil e Ministério Público (MP) para discutir formas de evitar a liberdade provisória dos presos. Scussel reclama dos casos de criminosos reincidentes, que praticam delitos logo após a soltura. “São presos em flagrante e logo são postos nas ruas de novo. Isso dificulta nosso trabalho de neutralizar o crime na cidade.”

Comunidade precisa participar

Scussel pede que a sociedade colabore com os órgãos de segurança e denunciem todo e qualquer ato suspeito. “É sempre melhor checar, mesmo que na maioria das vezes não dê em nada.” Ele comenta que as pessoas que desconfiarem de possíveis quadrilhas, podem denunciar de forma anônima por meio dos telefones 190, 3748-6000 e 3714-5586.

O tenente-coronel lembra que é importante que as vítimas realizem a ocorrência, para que locais e suspeitos possam ser investigados. Também alerta para que as pessoas não reajam aos furtos com arma. Segundo ele, a mais de dois anos não foram registrados casos de latrocínio em Lajeado.

Acompanhe
nossas
redes sociais