Quatorze roubos ocorrem em dez dias

Você

Quatorze roubos ocorrem em dez dias

Maioria dos casos foi realizada por motociclistas. Polícia amplia a fiscalização

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O aumento do número de roubos nas últimas semanas e a audácia dos criminosos preocupam os órgãos de segurança. Desde o início do mês, pelo menos 14 casos de maior gravidade foram registrados, cujas vítimas são submetidas a armas de fogo e ameaças. A maioria dos casos é cometida por motociclistas em estabelecimentos comerciais, mesmo nos horários de movimento intenso.

A forma de atuação desses casos é semelhante: o motociclista estaciona em frente ao comércio, o caroneiro entra no local rapidamente com capacete na cabeça e armado, levando todo o dinheiro do caixa. Enquanto isso, o outro aguarda no veículo para facilitar a fuga. A ação leva minutos, o que dificulta a ação da polícia.

O que mudou foi à forma de autuação Agora, além de cometerem roubo, em que a vítima está presente, submetem funcionários que estão nos caixas e clientes das lojas ao risco, para terem mais barreira humana para se proteger da polícia.

Roubos a postos de combustíveis, mercados e lojas são os mais frequentes. No sábado, a vítima foi a Associação Rural de Lajeado (Arla). Às 11h40min, dois bandidos entraram no local, renderam um segurança e roubaram todo o dinheiro dos caixas. Ninguém ficou ferido, mas os bandidos estavam armados e ameaçaram clientes. No momento, mais de cem pessoas estavam no local. Eles fugiram em uma motocicleta vermelha com preto.

Polícia tem suspeitos

O delegado de Polícia, Sílvio Huppes salienta que o setor de investigações analisa os casos e provas para entregar ao Judiciário e prender os suspeitos. Segundo ele, os envolvidos são reincidentes, sendo presos e soltos recentemente. Informa que o bandido roubar e é audacioso porque sabe que estará em liberdade depois de poucos dias da prisão.

De acordo com os comandantes das Brigada Militar (BM) de Lajeado, Teutônia e Estrela, onde ocorre a maioria dos casos, os roubos com motocicleta aumentaram devido à facilidade de fuga. As motos têm maior mobilidade e o uso do capacete facilita o disfarce dos criminosos.

O comandante do 22º batalhão da BM, major Cesar Augusto da Silva, diz que as barreiras serão intensificadas. “A população não gosta, mas é necessário. Temos que ser mais rígidos.” O major conta que na maior parte dos casos se trata de pessoas que utilizam o valor roubado para comprar drogas.

A preocupação dos órgãos de segurança na mudança de atuação dos criminosos é com o grau de violência. Em 2011, a maioria dos registros eram por furtos, em que as vítimas não estavam presentes. Hoje é o roubo, mediante violência e ameaça com arma de fogo.

Cesar orienta que o comerciante precisa controlar a movimentação da rua e assim que perceber algo incomum, contatar a BM. Ele também ressalta a necessidade dos donos de estabelecimentos comerciais não permitirem o acesso de pessoas usando capacete.

“A pessoa deve ligar para o 190 informando que viu algo estranho. Mesmo que não tenha nada, pelo menos ela estará segura.” O comandante sugere que os lojistas instalem câmeras de vigilância e orientem seus clientes sobre o procedimento. Isso inibe o crime e ajuda na solução do caso.

Casos de roubos desde o início do mês

– Lajeado/ dia 11: trio realiza roubo em casa noturna à 1h50min, rendendo pessoas que estavam no local, entre clientes e funcionários;

– Lajeado/ dia 10: Jovem estaciona para falar no celular e tem carro roubado pois dois homens em uma motocicleta no bairro Alto do Parque, às 16h;

– Teutônia/ dia 9: a vítima seguia às 21h50min, em Linha Wink. Ao reduzir a velocidade em quebra-molas, foi rendido por dois homens em uma motocicleta;

– Lajeado/ dia 9: Dois homens realizaram roubo a um taxista usando um carrinho de bebê para enganar a vítima, por volta das 22h30min de sábado;

– Lajeado/ dia 9: Dupla rende família e rouba carro no pátio da residência no bairro Montanha por volta de 16h30min;

– Encantado/ dia 9: Dois bandidos em uma moto, usando capacetes e armados renderam um frentista do Posto Buffon, às 21h10min;

– Lajeado/ dia 9: dois homens em uma motocicleta rendem segurança e roubam a Arla, em Lajeado, às 11h40min;

– Lajeado/ dia 8: cobrador da Uambla é assalto por dois motociclistas às 11h30min;

– Lajeado/ dia 8: Bandidos assaltam lancheria ao lado do CRPO, às 18h;

– Mato Leitão/ dia 6: um motociclista entrou no Correio rendeu um funcionário, pulou o balcão e pegou o dinheiro do caixa;

– Lajeado/ dia 5: Em um mercado do bairro Olarias, bandidos realizaram roubo e fugiram em uma motocicleta prata;

– Lajeado/ dia 5: No posto do Neco, na ERS-130, em Lajeado, uma dupla armada com revólver e usando capacetes chegou em uma moto preta anunciando o assalto.

– Estrela/ dia 4: O criminoso com capacete e armado entrou no mercado e anunciou o assalto;

– Teutônia/ dia 2: motorista tem carro roubado por motociclistas às 19h em linha Winck;

– Lajeado/ dia 1: um homem com uma cicatriz no rosto entrou as 23h10min na pizzaria anunciando o roubo com uma arma na mão.

Pálios são alvos em Teutônia

Em menos de dez dias, dois veículos Pálio foram roubados na mesma localidade, em Linha Wink, em horário semelhante à noite e em sábados. A polícia trabalha com a hipótese de que há encomenda desse veículo no mercado negro.

O comandante substituto da BM de Teutônia, tenente Marco Antônio Frank diz que o caso é investigado para coibir nova ação criminosa. Segundo ele, há cinco quebra-molas no trecho que obrigam o motorista a reduzir a velocidade e facilitam o crime. Os acessos vicinais são outro fator propício para a ação.

O primeiro caso ocorreu no dia 2, às 18h50min. A vítima foi abordada por dois homens armados em uma motocicleta. Eles levaram um Pálio vermelho.

Na noite desse sábado, crime parecido foi registrado na mesma comunidade. Em um quebra-molas, dois homens em uma moto, armados e usando capacetes, mandaram a vítima parar o veículo e sair dele. Os homens levaram um Pálio prata. Os carros ainda não foram localizados.

O tenente indica que os motoristas controlem a movimentação quando estiverem no local, em especial durante a noite.

Acompanhe
nossas
redes sociais