Em portaria publicada nesta sexta-feira, 3, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Ministério de Estado da Previdência Social anunciam a antecipação do pagamento dos benefícios de prestação continuada (BPC) previdenciária e assistencial para beneficiários com domicílio em cidades gaúchas atingidas pela enchente.
A antecipação será operacionalizada pela Diretoria de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão do INSS. “Isso fica disponível. Ele pode sacar, ou não, um salário extra, igual ao dele, e vai ter três meses de carência, de graça. Não paga nada. Depois, no quarto mês, começa a descontar em 36 vezes sem juros e correção”, destaca o presidente do INSS, Alessandro Antônio Stefanutto.
Conforme ele, o objetivo é injetar dinheiro e ajudar a mitigar a dor das pessoas. “São R$ 5,5 bilhões que serão pagos a mais para a economia do RS. A partir dos próximos pagamentos, já estará disponível”, antecipa.
Os pagamentos que seriam em 24 de junho serão pagos juntamente com os de maio. O calendário de pagamentos vai de 24 de maio a 7 de junho.