Após enchentes, STW mudará sede para Estrela

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Após enchentes, STW mudará sede para Estrela

Por

Duramente atingida pela cheia de setembro a STW Automação definiu a transferência da sede de Lajeado para Estrela. Hoje localizada na Avenida Bento Rosa, a empresa construirá instalações no 386 Business Park e será mais uma integrante do ecossistema empresarial em franco desenvolvimento no local.

O anúncio oficial da mudança seria realizado ontem pelo prefeito Elmar Schneider, mas a nova enchente do fim de semana provocou o adiamento do evento com a imprensa. Mais uma vez, a STW foi afetada pela cheia do Taquari – assim como centenas de outras empresas.

Fontes do mercado imobiliário confirmam movimento de empresários em busca de novos locais para fugir da fúria dos rios. Uma das especulações mais fortes diz respeito a transferência da Vidraçaria Lajeadense, vizinha da STW. Ninguém confirma o local de destino, mas não se descarta a possibilidade de ser mais uma empresa a buscar abrigo às margens da BR-386, em Estrela.

De qualquer forma, o movimento deve se intensificar diante da percepção de que as cheias dos rios já fazem parte de um “novo normal” na região. Consequência da emergência climática que provoca desastres ambientais em todo o planeta – das enchentes às estiagens. Enquanto não houver outra forma de impedir o avanço das águas, a única solução é sair do caminho.

Florestal troca chocolate por doação de sangue

Com o propósito de incentivar a doação de sangue, a Florestal Alimentos repete parceria com o Hemovale, unidade de Lajeado, e presenteará voluntários com uma barra de chocolate, na semana nacional do doador de sangue.

Alusiva ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro, a campanha começou ontem e segue até o dia 30. A empresa orienta os interessados em doar sangue a agendarem o atendimento pelo site hemovale.com.br ou pelo telefone (51) 3748-0442, de forma a evitar fila de espera ou aglomerações.

Em junho, a Florestal já havia promovido campanha semelhante, alusiva ao Dia Mundial do Doador de Sangue. Além de Lajeado, a empresa também promove ação em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco, localizada em Recife, com degustação de marshmallows e balas de goma em incentivo à doação.

RÁPIDAS

  • Tributos e ambiente – O Tecnovates sedia no dia 8 de dezembro a palestra “Reforma Tributária e Descarbonização”. O evento ocorre a partir das 9h no auditório do parque tecnológico, com participação do do Presidente do Fórum Internacional de Mudanças Climáticas da Economia de Baixo Carbono, Marcino Fernandes Rodrigues e do advogado tributarista e professor da Unisinos, Marciano Buffon. As inscrições são gratuitas e vagas limitadas. Interessados podem acessar o endereço univates.br/eventos.
  • Adiamento e solidariedade – Prevista para ocorrer ontem, a reunião-almoço da Cacis com participação do presidente da Federasul, Rodrigo Sousa Costa foi adiada devido à enchente do fim de semana. Costa, que falaria sobre a reconstrução do Vale após a cheia de setembro, aproveitou a data para visitar e prestar solidariedade à Acil, em Lajeado e as ACIs de Encantado e Roca Sales. Na Acil, o presidente viu de perto as marcas deixadas pela água, que atingiu a altura de 1,35m dentro do salão de eventos, 50 centímetros a menos do que a medida atingida em 5 de setembro.

Frase do dia

Adriana Waltrick, CEO da SPIC Brasil (State Power Investment Corporation) em entrevista para a Revista Forbes

Nem os clientes, nem a sociedade e nem os investidores aceitam empresas que não pratiquem, de fato, a sustentabilidade ou o ESG. É um movimento sem volta. Não tem outra forma de continuar trabalhando, crescendo e expandindo, sem que, antes de tudo, venham os princípios éticos, sociais, de governança e meio ambiente.” – Adriana Waltrick

Acompanhe
nossas
redes sociais