Patriotismo além das aparências

Opinião

Fabiano Conte

Fabiano Conte

Jornalista e Radialista

Patriotismo além das aparências

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

É comum vermos manifestações de patriotismo que se limitam a vestir verde e amarelo, usar a bandeira nacional como adorno ou cantar o Hino Nacional. No entanto, temos que questionar se esses gestos realmente refletem um compromisso profundo com a pátria. Ainda mais quando ocorre mistura de ideias políticas e partidárias com o patriotismo. Direitistas (defensores de Bolsonaro) e esquerdistas (defensores de Lula) criaram uma polarização que desvirtuou o verdadeiro espírito patriótico. Patriotismo não deveria ser um instrumento para divisões políticas, mas sim unificadora. Toma-se como exemplo os Estados Unidos onde Republicanos e Democratas tem princípios políticos bem distintos, mas são unidos pelo patriotismo local. Outro aspecto a considerar é a contradição entre o patriotismo de fachada e a realidade cotidiana. Algumas pessoas exibem símbolos nacionais com orgulho, mas ao mesmo tempo sonegam impostos, praticam corrupção ou são discriminatórios. Nesta Semana da Pátria, é hora de irmos além das aparências e refletir: será que o patriotismo no Brasil é artificial?

Tensão em evento

O vice-prefeito de Marques de Souza, Lairton Heineck, foi intimado e ameaçado por morador do município em pleno evento de feira realizado no último final de semana. O fato chegou a esfera policial e as consequências podem ser judiciais. Um episódio lamentável que ressalta a importância do diálogo e respeito na política. É fundamental cobrar os políticos, mas a ameaça não é a solução.

Muita picuinha

Os ventos da política em Teutônia estão passando por tempestades. O que antes era conhecido por uma cidade com cultura e educação acima da média, agora testemunha uma crescente divisão entre os poderes Executivo e Legislativo, com debates acalorados e falas desnecessárias que prejudicam o ambiente político e, por extensão, a própria cidade. Os entraves entre os poderes Executivo e Legislativo não são benéficos. Quando a política se torna uma verdadeira batalha, quem sofre são os cidadãos que confiaram em seus representantes para trabalhar em prol do bem comum. Está faltando diálogo, cooperação e a capacidade de deixar de lado as diferenças partidárias em nome do progresso.

Farra das escalas

A “farra das escalas” no SAMU nos revela todos os dias novos episódios e deixa a população indignada. As denúncias de funcionários que se revezavam em escalas de trabalho fantasmas, negligenciando seu dever de atender emergências médicas, são um claro exemplo de má administração e falta de fiscalização. A pergunta é, o que será feito para evitar que casos semelhantes ocorram no futuro? Além do afastamento e punição dos envolvidos o que se espera do governo são medidas rigorosas para garantir que casos de irregularidades, corrupção e negligência não passem despercebidos.

As cascatas

Fui presenteado pelo produtor cultural Maurício Fabiano Horn, o Gaita, com o livro Cascatas do Vale do Taquari, do talentoso fotógrafo Cláudio Zagonel Neto. Uma publicação bem produzida e curiosa, revelando mais de duzentas cascatas de nossa região. Valoriza os encantos da natureza as opções turísticas do Vale.

Acompanhe
nossas
redes sociais