Sollar Sul mostra como negócios do futuro são sustentados pela experiência do passado

Lajeado Empreendedora

Sollar Sul mostra como negócios do futuro são sustentados pela experiência do passado

Concebida em 2018, empresa de energia solar nasceu em Taquari, rapidamente se espalhou pelo estado e foi trazida a Lajeado pelos próprios consumidores

Por

Atualizado quinta-feira,
13 de Abril de 2023 às 09:31

Sollar Sul mostra como negócios do futuro são sustentados pela experiência do passado
Leonardo Porto lidera negócio que se tornou uma referência no setor de energia solar. (Foto: Eduardo Dorneles)

Construir uma jornada empreendedora de sucesso passa por compreender o tempo e as mudanças que se aproximam. A Sollar Sul, fundada em 2018 na cidade de Taquari é um exemplo disso. Liderada por Leonardo Porto, o negócio foi iniciado na esteira de um movimento de exploração e ampliação do setor. Porém, sua trajetória começa muito antes.

Natural de Taquari, Porto começou a trabalhar aos oito anos de idade, como empacotador de um mercado local. Aos 14 anos, ingressou no segmento de eventos, onde construiu uma carreira. Logo depois, aos 16 anos, fez seu primeiro movimento empreendedor: se mudou para Santa Cruz do Sul a fim de buscar novas oportunidades.

“O que mais dignifica as pessoas e negócios é a força do trabalho. Tudo isso foi essencial para construir o presente. Só vende futuro quem tem passado”, avalia.

Depois de 10 anos e muitas experiências acumuladas, Porto voltou para Taquari com uma ideia. A partir da observação de uma tendência que se desenvolvia em Santa Cruz do Sul, ele estava convicto em investir no ramo de energia solar. E o primeiro passo foi instalar seu primeiro projeto, que foi na sua casa.

“O maior desafio de um vendedor é comprar uma ideia ou produto e a partir dali ter credibilidade para poder vender isso no mercado. Esse exercício foi muito importante”, conta.

Em 2018, Porto trouxe o irmão Fabrício para o auxiliar, assim como reuniu uma equipe formada por eletricistas, funileiros e um engenheiro. De uma sala em casa, começaram a vender os primeiros projetos.

“Trabalhamos muito para preservar um nome e a história. Se nós dizíamos que era bom, as pessoas acreditavam que era. Foi sobre esse alicerce que montamos a empresa”, explica Porto.

No ano de 2020, enquanto inauguravam a primeira sede própria, o mundo enfrentou a pandemia de covid-19. Isso foi uma oportunidade para inovar, digitalizar a operação e torná-la arrojada dentro do segmento. Isso levou o negócio a uma franca expansão, com abertura de novas unidades em diversas cidades. Entre elas, Lajeado, desde julho de 2022.

“As pessoas de Lajeado compravam de nós em Taquari para instalar aqui. Não fomos nós que escolhemos Lajeado. Fomos escolhidos pela cidade”, recorda.

Hoje, a Sollar Sul atende mais de 4 mil clientes, com cerca de 160 colaboradores espalhados por operações em diversas cidades, inclusive em Porto Alegre.

“Se eu fosse empreender de novo, faria exatamente tudo igual. O primeiro passo é nunca se envergonhar da sua história”, conclui Porto, um exemplo de empreender consciente do tempo que vive.

Assista ao vídeo exclusivo:

Acompanhe
nossas
redes sociais