“É gratificante ver meus  resultados pós-prova”

ABRE ASPAS

“É gratificante ver meus resultados pós-prova”

O Venâncio-airense Rafael Krammes, 23, encontrou no Triatlo uma paixão que o encanta e desafia. O esporte consiste na combinação de natação, ciclismo e corrida, realizados em sequência e sem interrupção entre as modalidades. Recentemente, Krammes representou a cidade natal em uma competição realizada em Santa Catarina, onde conquistou o 4º lugar. Agora, ele se dedica aos treinos, preparando-se para os próximos desafios que estão por vir

Por

“É gratificante ver meus  resultados pós-prova”
Acervo pessoal
Venâncio Aires

Como começou no Triatlo?

Na procura de evoluir e competir, faz dois anos. Antes disso, eu jogava bola, corria, pedalava, mas era mais por diversão mesmo, sem pensar em competição. E treinar, mais especificamente para o Triatlo, foi em torno de um ano. Na natação, eu comecei do zero, já no ciclismo, eu pedalava um pouco. E na corrida, foi um hábito que se iniciou naturalmente. O triatlo, que por ser uma modalidade bem desafiadora pela questão das horas longas de prova, eu pensei “vamos nos desafiar nisso aí”. Esse ano foi a primeira vez que fiz uma prova de longa distância, que são os 1900 metros de natação, 90 quilômetro de bike e 21 quilômetros de corrida. Mas anteriormente fiz provas no estilo sprint e olímpico, que são percursos mais curtos.

Como foram as provas que você já participou?

Na minha primeira participação, em Imbé, fiquei em 2º lugar na minha categoria. A prova em SC durou em torno de umas 3h58min, porém, por condições climáticas, o mar estava muito agitado, então foi cancelada a natação, ficando somente a prova de bike e a corrida. Nessa prova, fiquei em 4º lugar na categoria 18-24 anos; em Caxias do Sul, fiquei em 4º lugar no geral; em Osório, já participei duas vezes e nas duas fiquei em 1º lugar na categoria.

Você teve alguma referência ou inspiração para iniciar no Triatlo?

Pelo fato de ser um esporte meio diferente, porque envolve três modalidades, na região existem poucas pessoas que praticam, então tiveram algumas pessoas que peguei como referência, aí decidi que ia entrar nessa jornada, para ver como funcionava, até pelo fato de ter dois, ou até até quatro treinos por dia. Mas todo esse desafio que o esporte exige, me despertou curiosidade, e hoje faço dele minha rotina. A semana inteira me divido em treinar ciclismo, corrida, natação e academia.

Já está se preparando para a próxima competição?

A próxima competição em vista é da marca challenge, que ocorrerá em Florianópolis-SC, com distância de 1900 metros de natação, 90 quilômetros de bike e 21 quilômetros de corrida. Mas neste próximo domingo vou participar da corrida do Sesi em Lajeado. Esse é o lado bom de praticar três atividades, pois sempre dá para competir em qualquer uma delas. A sensação de pós-prova é de dever cumprido. A prova em si é sempre a parte mais fácil de se fazer, pois o difícil mesmo são as sessões de treino. Chegar numa prova com bastante competidores e conseguir uma boa classificação, dá mais ânimo. É sempre muito gratificante ver meus resultados pós-prova.

Acompanhe
nossas
redes sociais