É carnaval, mas nem tudo é festa

FOLIA RESPONSÁVEL

É carnaval, mas nem tudo é festa

Conselho da Mulher de Arroio do Meio reuniu dicas para as mulheres curtirem a folia longe de assédio ou importunação

Por

É carnaval, mas nem tudo é festa
Crédito:> Bibiana Faleiro

Com a chegada das festas de carnaval, instituições de segurança da mulher estão em alerta e dão dicas para que elas possam curtir a folia sem medo. Em comentário durante o programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, na quinta-feira, 16, a professora universitária e delegada aposentada Elisabete Barreto Müller lembra que a festa de carnaval é popular pela alegria, mas que nem tudo é permitido.

Ela cita algumas dicas do Conselho da Mulher de Arroio do Meio, para mulheres que frequentam as festas nesta época do ano. “Não precisaria disso se a sociedade fosse civilizada no real sentido da palavra. Uma mulher não deveria ter medo de sair de casa”, destaca.

A professora ressalta que os cuidados são necessários, no entanto, porque já existe um histórico de problemas relacionados ao assunto. E, quando o recado é dado para as mulheres, ele também deve ser passado aos homens. Para que qualquer contato ocorra, a mulher deve consentir. Caso contrário, o ato se configura como um crime.

Elisabete destaca que além do estupro ou estupro de vulneráveis, existe o crime de importunação sexual, que consiste em praticar, sem consentimento, o ato libidinoso, com o objetivo de satisfazer o próprio prazer sexual. Segundo dados do setor de segurança do Estado, em 2022, foram registrados 2077 casos de importunação sexual no Rio Grande do Sul. A pena para o crime é de 1 a 5 anos.


Dicas do Conselho da Mulher de Arroio do Meio

• Andar em grupos é recomendado, uma vez que amigas (os) podem intervir em situações. Você pode até combinar algum sinal durante algum desconforto;

• Levar instrumentos sonoros, como apitos, pode ajudar a alertar pessoas ao redor caso você esteja precisando de ajuda;

• Cuide da sua bebida. Por mais antigo que o conselho seja, não deixe seu copo sozinho ou aceite bebidas de pessoas estranhas;

• Use preservativo. É essencial para qualquer relação sexual, pois além de proteger de infecções sexualmente transmissíveis, evita gravidez indesejada;

• Volta para a casa. Volte na carona de amigos que não estejam embriagados, ou de profissionais confiáveis. Assim, diminui o risco de abusos e estupros.

• Fique esperta! Se você for de carro, certifique-se de que não há ninguém próximo ao carro quando for buscá-lo. Se possível, evite estacionar em ruas desertas;

• Ligue 190! Ligue sempre que estiver em situação de perigo. Relate a situação, diga o local e o município onde se encontra.

Acompanhe
nossas
redes sociais