Tempo seco acelera maturação do milho e antecipa silagem

CANUDOS DO VALE

Tempo seco acelera maturação do milho e antecipa silagem

Apesar da baixa umidade, a maioria das lavouras resulta em um alimento de boa qualidade

Por

Tempo seco acelera maturação do milho e antecipa silagem
Mauri Pilger (d) foi um dos beneficiados com o programa da Agricultura.. Crédito: Divulgação
Canudos do Vale

Com o sol quente e a falta de chuva muitas lavouras têm o ciclo de maturação antecipado. Por isso, a Secretaria Municipal da Agricultura orienta os produtores a adiantar os pedidos de confecção da silagem e assim evitar transtornos.

Segundo o secretário Marcos Bergmann, apesar da baixa umidade, a maioria das lavouras resulta em um alimento de boa qualidade. “O problema será a safrinha. Se não voltar a chover, muitos produtores não terão nem como plantar. Estamos priorizando a confecção para evitar perdas e assim auxiliar as famílias a ter alimento nos meses de inverno.” Outro serviço que deve ser antecipado é o de cobertura dos silos. As inscrições devem ser feitas pelos telefones (51) 9.9011-1981; (51) 9.9003-0123 ou (51) 9.8584-3028.

Auxílio importante

Mauri Pilger, de Baixo Canudos, é um dos produtores beneficiados com a confecção de silagem com máquinas da prefeitura. Ao todo ele cultivou 8 hectares de milho para alimentar o rebanho de 29 vacas leiteiras.

“Tivemos uma queda muito grande no preço do litro e por isso, qualquer auxílio, é sempre bem-vindo. A equipe de operadores, além de serem ágeis, são muito caprichosos. Realizaram um bom trabalho.” O prefeito Paulo Bergmann (MDB) acompanhou os trabalhos e destacou a importância de manter os incentivos aos produtores. “Em breve vamos ter mais um trator novo para ajudar na confecção de silagem e transporte de esterco. O setor primário recebe toda atenção.”

Acompanhe
nossas
redes sociais