Atento as inovações na estrutura para atendimento aos pacientes, o Hospital Bruno Born (HBB) de Lajeado implementará programas baseados em inteligência artificial no setor de pronto-atendimento. A informação foi confirmada pelo novo presidente do HBB, Marcos Rogério de Castro Frank, em entrevista ao Conexão Regional da Rádio A Hora, nesta quarta-feira, 24.
Na prática, o modelo segue com os médicos responsáveis pelo diagnóstico dos pacientes que procuram o setor emergencial da unidade, entretanto a inteligência artificial registrará as informações coletadas durante as consultas e auxiliará os profissionais a chegaram ao diagnóstico de forma mais precisa e ágil.
“Os grandes hospitais como o Sírio Libanês e Albert Eistein tem blocos cirúrgicos montados com estrutura robótica. A máquina ajuda os profissionais a raciocinar. Será um primeiro passo nosso na robótica para depois avançarmos com o uso da tecnologia”, especifica.
Frank explica que o HBB conta com uma consultoria do Rio de Janeiro contratada para apresentar à direção e corpo clínico as tendências do que os grandes centros de saúde utilizam em todos os setores.
90% das cidades do RS
Conforme o presidente, um levantamento com base em 2023 aponta que pessoas de 90% dos municípios do Rio Grande do Sul foram atendidas nas dependências do Hospital Bruno Born (HBB). A abrangência inclui desde exames simples e consultas até procedimentos cirúrgicos complexos e leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Estamos vendo um aumento de AVC’s e infartos que acreditamos ser resultado do vírus da Covid-19, que se manifesta em cansaço, esquecimento e as vezes em doenças que provocam o infarto e AVC. Para os hospitais a pandemia ainda não terminou”, descreve
Outra medida a ser implementada na rotina hospitalar do HBB é a inserção de equipe médica fixa, onde o diagnóstico, tipo de atendimento e necessidade de intervenções serão discutidas de forma coletiva por essa junta de profissionais. “Chamamos de hospitalismo. Uma mão de obra que fica à disposição 24h e define todas etapas do atendimento a cada paciente”, explica.
LEIA TAMBÉM: Neurocirurgião Marcos Frank assume presidência do HBB
Infraestrutura do HBB
No próximo dia 30 ocorre a inauguração da nova agência do INSS. Com isso, o prédio ao lado do hospital na Avenida Benjamin Constant será repassado ao HBB. O objetivo é ocupar o espaço com ambulatórios e facilitar o deslocamento interno da equipe e pacientes. “Hoje 76% do atendimento é SUS. Mas menos de 40% é rendimento do SUS. Ou seja de cada paciente o recurso que entra é praticamente a metade e precisamos, por isso, criar outras alternativas para viabilizar o hospital. Uma delas é oferecer aos médicos que instalem seus consultórios dentro do HBB e passem o dia no hospital”, projeta.
Marcos Frank integra a diretoria do HBB desde 2010 e atua como neurocirurgião em Lajeado d3esde 1996. Nos últimos seis anos ele foi vice-presidente do hospital. Além disso, ele passou a lecionar na Univates em 2002
Assista a entrevista completa: