Uma feira de experiências e oportunidades

CULTURA

Uma feira de experiências e oportunidades

O primeiro dia da 16ª Feira do Livro de Lajeado contou com teatros, hora do conto e exposições. Programação segue nesta quinta-feira e vai até domingo, 21

Por

Atualizado sexta-feira,
19 de Agosto de 2022 às 08:46

Uma feira de experiências e oportunidades
Nicolas gosta muito de ler. Entre os livros preferidos, uma coleção de aventuras. Crédito: Bibiana Faleiro
Lajeado

Crianças, jovens, adultos e idosos enchem a Praça da Matriz para prestigiar a 16ª edição da Feira do Livro de Lajeado, que iniciou ontem. O primeiro dia de evento trouxe oficinas, hora do conto, teatro e debates para a praça e seu entorno. A programação segue até domingo, 21.

Um dos destaques da quarta-feira foi o encontro com a patrona Ivete KIst, na Casa de Cultura. Na tarde de ontem, também houve um debate com a escritora Léia Almeida, com o tema “As personagens femininas em O Tempo e o Vento”, no Auditório do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, Castelinho.

Além disso, as alunas do curso de magistério do colégio levaram brinquedos feitos com sucata para a praça, e envolveram as crianças com a atividade. “A ideia é mostrar que a gente pode se divertir com as coisas que temos em casa”, destaca a estudante Julia Ermila Gonzatti, 16.

Ao lado, outra iniciativa do Sesc chama a comunidade para participar de uma experiência sensorial. Como homenagem ao escritor português José Saramago, trechos do livro “Ensaio sobre a Cegueira” são narrados, enquanto os alunos são vendados. A atividade estará disponível até domingo. Com o tema “Janelas Literárias”, a 16ª edição da feira faz homenagem ao centenário de Saramago, que recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1998.

Oportunidade

Este ano, a feira conta com 10 livrarias. Ao lado de uma delas, que veio de São Leopoldo com cerca de 2 mil títulos, está o escritor Julião Aibar Tesch. O professor e doutor em ecologia já veio à cidade participar do evento em 2010, e retorna este ano para vender exemplares de suas três obras.“Esta é uma feira muito bonita e vendemos muito bem aqui”, destaca.

Primeira vez

O empresário Lucas Pontes tirou a tarde para levar Nicolas e Angelina, de 9 anos, para a feira. Essa foi a primeira vez que Nicolas participa do evento, e diz estar feliz por conhecer novos livros e poder ver coisas diferentes. O estudante também gosta muito de ler, e uma coleção de aventuras está entre seus títulos preferidos.

Na tarde de ontem, também foi a primeira experiência de Catarina, 3, na Feira do Livro. Ao lado da mãe, Clarissa Arend, 38, que é professora, a menina gosta da leitura e de acompanhar os desenhos nas obras infantis. “Quanto mais cedo a gente incentivar esse gosto, melhor. Eles vão levar pra vida”, acredita Clarissa.

Literatura portuguesa

A programação da feira continua nesta quinta-feira, com oficinas, encontro com escritores e a palestra do poeta e escritor angolano Ndalu de Almeida, conhecido como Ondjaki. O evento é às 19h30, no Teatro da Univates.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais