Programação resgata  história da colonização local e valoriza tradições

ENCANTADO

Programação resgata história da colonização local e valoriza tradições

Tradicional evento do município, Semana da Imigração Italiana chega à 30ª edição. Atividades começam hoje

Por

Programação resgata  história da colonização local e valoriza tradições
História de edificação da Capela Santo Antão também será apresentada hoje, nas redes sociais do município. Crédito; Divulgação
Encantado

“Uma Viagem no Tempo”. É com este slogan que a administração municipal inicia hoje a programação da 30ª Settimana Dell’ Immigrazione Italiana. O evento, já tradicional no município, tem como objetivo resgatar a história dos colonizadores e valorizar a cultura dos antepassados.

Na primeira atividade, será possível contemplar, de casa, uma apresentação sobre as edificações religiosas mais antigas da cidade. A história será contada por meio das redes sociais do município, no Facebook e no Instagram.

Conforme a secretária de Educação e Cultura, Stéfanie Casagrande, a Semana Italiana está no calendário de eventos do município e busca envolver pessoas de todas as idades.

“Mobilizamos as escolas e entidades. Tenho certeza que será um encontro emocionante, uma forma de mantermos vivos os hábitos e costumes de nossos antepassados”, salienta.

Durante cinco dias, a comunidade poderá vivenciar as tradições vindas da Itália e que se propagaram por meio da fé, da gastronomia e da arte.

As atividades, que seguem até segunda-feira, 25, são divididas em cinco momentos, como Capelas e Capitéis; Música e História; Integração Regional; Fé e Gastronomia e Sessão Especial.

Programação completa

Na quarta-feira, 20, às 19h30min, no Centro Administrativo, será a vez dos alunos das escolas de Ensino Fundamental apresentarem a Linha do Tempo da Imigração, contendo o histórico da colonização no município.

Logo após, às 20h, terá a Noite da Canção Italiana, com um encontro musical entre a Orquestra Municipal, Coral AABB Vida e Canto, Coral São Carlos e Coral Municipal de Encantado.

Na quinta-feira, 21, as ruas centrais da cidade recebem, a partir das 13h30min, o desfile temático promovido pela Associação Encantadense do Idoso (Assedi).

A concentração será em frente ao Centro Administrativo Municipal Adroaldo Conzatti. Em seguida, às 14h30min, terá o baile regional dos grupos da Melhor Idade, no CTG Giuseppe Garibaldi.

A fé e a gastronomia ficam em evidência na sexta-feira, 22, quando terá a missa Italiana na Capela Santo Antão, às 19h e, depois, o Filó com carne suína no tacho, a partir das 20h, no Salão da Comunidade.

A animação fica por conta do Grupo de Danças Italianas – La Barca e Ildo Paris e Banda. O ingresso pode ser adquirido ao valor de R$ 40, com a diretoria da comunidade ou na prefeitura.

Para encerrar os festejos da 30ª edição da Semana Italiana, será feita na segunda-feira, 25, às 19h30min, uma Sessão Especial na câmara de vereadores.

 

 

 

 

 


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais