Jogador do Inter diz que foi alvo de injúria racial em pleno Beira-Rio

INTER X CORINTHIANS

Jogador do Inter diz que foi alvo de injúria racial em pleno Beira-Rio

Edenilson disse ter sido chamado de "macaco" por Rafael Ramos. Atleta do Corinthians negou as acusações, foi detido e liberado após pagar fiança

Por

Atualizado domingo,
15 de Maio de 2022 às 08:29

Jogador do Inter diz que foi alvo de injúria racial em pleno Beira-Rio
Edenilson afirmou que não paralisou a partida por nunca ter passado por fato parecido (Foto: Ricardo Duarte)
Estado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O volante colorado Edenilson afirmou ter sido chamado de “macaco” pelo lateral corinthiano Rafael Ramos. O crime de racismo teria ocorrido durante a partida entre os dois times neste sábado (14), pela Série A do Brasileirão, em uma jogada em que disputavam a bola.

De acordo com Edenilson, que registrou Boletim de Ocorrência após o empate de 2 x 2 entre as duas equipes, ele não desejava que o episódio tomasse a proporção que tomou. Em nota em suas redes sociais, declarou que não sabia como reagir no momento. Confira na íntegra:

“Boa noite pessoal. Passando aqui apenas para me pronunciar. Eu sei o que ouvi. Realmente não reagi provavelmente da forma que deveria, pois foi a primeira vez que isso aconteceu comigo. Me incomoda o fato de ficar chamando a atenção de outra forma que não seja jogando futebol (quem me conhece, sabe.). Ser xingado pelo tom da minha pele. Minha reação foi de não paralisar a partida, pois o jogo estava bom, e ao mesmo tempo, eu não queria que tomasse a proporção que tomou, justamente por nunca ter passado por isso. Procurei o atleta para que ele assumisse e se redimisse, pois independente da nossa cor, o caráter sempre falará mais alto. Enfim, peço desculpas por não estar preparado para reagir à algo dessa tipo.”

Um dos diretores do Corinthians, Roberto de Andrade, Rafael Ramos foi até o vestiário do Inter conversar com Edenilson após o jogo. Andrade disse que, embora tenha se desculpado com o volante colorado, o atleta português não admitiu que teria usado termos racistas. Após esse momento, Edenilson decidiu prestar queixa.

O presidente do Internacional, Alessandro Barcellos, acompanhou o jogador até uma sala do Estádio Beira-Rio, onde ele prestou depoimento à Polícia Civil.

O árbitro da partida, Bráulio da Silva Machado, relatou o episódio na súmula da partida, que terminou por volta das 21h deste sábado (14).

Rafael Ramos foi preso nas dependências do estádio, em Porto Alegre. Seu advogado compareceu ao estádio para o pagamento de fiança. O atacante Jô, que fez um dos gols do time paulista, defendeu o colega ao afirmar que ele falou outra coisa. O diretor Roberto de Andrade afirmou à imprensa que “fica na consciência deles o que será feito”.

O Internacional emitiu uma nota oficial sobre o ocorrido:

“Mais uma vez, um lamentável caso de racismo é registrado no futebol nacional. Desta vez, em nossa casa, contra um jogador do Internacional. Na partida deste sábado (14/05), pelo Campeonato Brasileiro, Edenilson relata ter sofrido injúria racial por parte de Rafael Ramos, atleta do Corinthians.

É inadmissível que ainda ocorram fatos desse tipo em 2022, não há espaço para o racismo em nossa sociedade. O Clube do Povo reitera que repudia todo e qualquer ato de preconceito e apoia o seu atleta”.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais