Chope, chucrute e tradição

CULTURA

Chope, chucrute e tradição

A MaiFest inicia neste sábado para celebrar aniversário de Estrela. Eventos tradicionais voltam a ocorrer após dois anos

Por

Chope, chucrute e tradição
Em mais de cinco décadas de festival, tradição perpassa gerações. Na foto, Lilian Lengler, de 83 anos, e Marcelo Hermel, de 8

Para comemorar os 146 anos de Estrela, todo o mês de maio será festivo. A programação da MaiFest começa neste sábado, às 15h, com o Desfile Típico dos Grupos Folclóricos, e segue até domingo, 22. Os eventos movimentam a cultura e a economia da cidade há mais de 50 anos, e se tornaram uma tradição para os estrelenses.

Em entrevista nessa sexta-feira, 6, ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, o secretário do Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel), Joel Mallmann, destacou o show da cantora Fafá de Belém, que ocorre às 20h, no Parque Princesa do Vale. “É uma forma de presentear a população que está há dois anos sem grandes eventos”, conta.

Segundo Mallmann, Estrela é uma cidade com grande envolvimento cultural. Das tradições, uma das mais reconhecidas é o Festival do Chucrute que, este ano, está em sua 55ª edição. O primeiro baile ocorre dia 14, às 20h, no Centro Comunitário Cristo Rei.

Prato típico

À frente dos preparativos, está o casal comendador Ernani e Aneli Sehn que, além de organizarem as festividades, também colocam a mão na massa na hora de preparar os pratos típicos do evento. Com mais de 45 dias de preparo, fazer o chucrute exige tempo e dedicação.

Jogos Germânicos remontam, de forma lúdica, as atividades do interior

De acordo com Aneli, depois de ralar o repolho, o alimento deve ser amassado com sal e colocado em barricas com água. No recipiente bem fechado, o repolho começa a fermentar. Durante os 45 dias, as barricas devem ser abertas uma vez por semana para preencher com mais água fervida e sal.

Nos seis recipientes, são 400 kg de chucrute preparados para o baile. “Hoje ele está nos 33 dias e está praticamente pronto, seco para o consumo. Também já passou pela análise da vigilância sanitária”, destaca Ernani.

Aneli conta que na hora de servir, é preciso tirar o excesso de sal com água corrente e é comum refogar o repolho na manteiga. “É um trabalho cansativo, porque deve ser feito em partes. No dia do baile, começo às 10h e vou até umas 17h”.

Danças como tradição

As preparações para o Desfile Típico dos Bailes Folclóricos de Danças Alemãs também iniciou cedo. Neste sábado, dançarinos e alegorias passaram pelos bairros de Estrela para espalhar a tradição germânica, com saída do Porto de Estrela.

Um dos organizadores da atividade é Andreas Hamester, instrutor de danças folclóricas no município desde 1984. Ele conta que no início, os grupos eram poucos, e apenas nove casais costumavam se apresentar. Hoje, o interesse pelo movimento tem crescido e reúne centenas de dançarinos nas apresentações.

Com 45 dias de preparação, o chucrute tem
espaço especial na programação do município

Lilian Lengles, 83, também participa das danças folclóricas. Quando o festival iniciou, era um encontro dos coros que, mais tarde, passou a apresentar as típicas danças. “Naquela época veio um casal da Alemanha e começaram a trazer essa cultura. Aqui isso ainda é muito forte, mas em outros lugares foi se perdendo”, lembra.

Jogos Germânicos

Outra atividade esperada da programação são os Jogos Germânicos. A comunidade Delfina participa em peso do evento desde 2012, com a equipe “Asinha de porco”. Entre os participantes, está Camila Sulzbach, 30. Para ela, os jogos misturam lembranças de casa e diversão.

“Eu morei praticamente minha vida inteira no interior, me mudei ano passado pra cidade e sou filha de alemão. Então, participar do evento traz lembranças do pessoal trabalhando em casa, tudo dentro de uma brincadeira”, conta.

Ingresso solidário

Na programação do aniversário do município, também está o show nacional da artista Fafá de Belém. Na noite, não será cobrado ingresso, mas entidades do município, como Lions, Liga de Combate ao Câncer e Rotary Club pedem a doação de alimentos não perecíveis.

O show faz parte da 24ª edição do ParkChopFest, organizado pelo Rotary com parcerias municipais. De acordo com o presidente da entidade, Sírio Scheeren, o evento tem o tradicional Torneio do Boi com uma das atrações principais.

A competição consiste em uma disputa de pênaltis com até 128 duplas no parque Princesa do Vale. Até 2012, o prêmio para o primeiro colocado era um boi. Hoje, no entanto, os vencedores levam para casa uma quantia em dinheiro.


Programação 

07/05 – Às 15h, Desfile dos Grupos Folclóricos de Danças Alemãs pela cidade
14/05 – Às 20h, 1º Baile Típico do 55º Festival do Chucrute Centro Comunitário Cristo Rei
15/05 – Às 15h, 1º Café Colonial do 55º Festival do Chucrute, no Centro Comunitário Cristo Rei
18/05 – Às 9h, 26ª Festa do Idoso, no Centro Comunitário Cristo Rei
19/05 – Às 14h, 14ª Festa das Apaes, no Centro Comunitário Cristo Rei
19/05 – Às 19h, Banda Municipal, no Parque Princesa do Vale
19/05 – Às 20h, Abertura do 21º ParkChoppFest, no Parque Princesa do Vale
19/05 – Às 20h30 – Show Jardel Amorim Parque, no Princesa do Vale
20/05 – Às 14h – 3º Baile do Gracie, no Centro Comunitário Cristo Rei
20/05 – Às 18h30, Banda Apple, no Parque Princesa do Vale
20/05 – Às 20h – Show Nacional Fafá de Belém, no Parque Princesa do Vale
21/05 – Às 13h30, Jogos Germânicos, no Parque Princesa do Vale
21/05 – Às 17h30, Show Valdecir de Moura, no Parque Princesa do Vale
21/05 – Às 20h, 2º Baile Típico do 55º Festival do Chucrute, no Centro Comunitário Cristo Rei
22/05 – Às 10h, Pista de Kart, no Complexo de Atletismo
22/05 – Às 13h30, 18º Torneio do Boi, no Parque Princesa do Vale
22/05 – Às 15h, 2º Café Colonial, no Centro Comunitário Cristo Rei
22/05 – Às 16h, Show da Banda Sputnik, no Parque Princesa do Vale
22/05 – Às 16h, Festival de Danças do Vale, no Centro Comunitário Cristo Rei
22/05 – Às 16h, Festival de Danças do Vale, no Centro Comunitário Cristo Rei
22/05 – Às 18h, Show Banda Liverpool, no Parque Princesa do Vale


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais