Entidades pedem para lojistas respeitarem abertura das 10h às 16h

Comércio do Vale

Entidades pedem para lojistas respeitarem abertura das 10h às 16h

CDL e Sindilojas de Lajeado ainda confiam na possibilidade de reversão da bandeira vermelha para a semana e destacam que desrespeito das regras, neste momento, pode atrapalhar “negociações futuras”

Por

Atualizado quarta-feira,
05 de Agosto de 2020 às 09:48

Entidades pedem para lojistas respeitarem abertura das 10h às 16h
Weimer e Mallmann participaram do Frente e Verso na manhã de hoje
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A abertura do comércio das 10h às 16h na bandeira vermelha é comemorada pelos representantes da CDL de Lajeado e Sindilojas. Para eles, a flexibilização é uma conquista das entidades comerciais e associações de municípios na negociação com o governo estadual.

Para o presidente da CDL de Lajeado, Aquiles Mallmann, houve injustiça na classificação de alto risco no Vale do Taquari. Cita a mudança de regras que tiraram importância da capacidade hospitalar e contabilização de pacientes de fora para a região.

Para Mallmann, o desrespeito às regras de fechamento registrado na segunda-feira ocorreu em função da indignação dos comerciantes com mais uma data comemorativa (Dia dos Pais) sem as portas abertas.

Presidente do Sindilojas, Kiko Weimer também lamentou a possibilidade da região ser prejudicada no Dia dos Pais, lembrando que o Vale já estava em bandeira vermelha na semana que antecedeu Dia das Mães e Páscoa.

Questionados sobre qual a orientação a partir de agora, as entidades foram unanimes em pedir o respeito à abertura das 10h às 16h. “Nós não compactuamos com atitudes de desrespeito, pois prejudica negociações futuras. Quem não respeitar, que sofra as penalidades”, relata Weimer. Fora das 10h às 16h, o comércio deve fechar as portas, mas pode atender com vendas por tele-entrega ou pague e leve.

Mallmann reforça que ainda está se buscando a reversão da bandeira vermelha para a laranja na regão. Se isso for alcançado, o comércio poderá abrir normalmente, respeitando protocolos de higiene e lotação máxima de uma pessoa a cada 10 metros quadrados (contando os funcionários).

E-commerce

Weimer também falou sobre o lançamento de uma plataforma online de vendas da região prevista para este sábado, 8. Conforme ele, ainda há resistência na adesão ao online. “Não estar preparado” e “dar muito trabalho” são justificativas de lojistas, aponta o presidente da CDL.

Entretanto, ele reforça a importância de inovar nos negócios, inclusive, para vender 24 horas por dia e sete dias por semana. “O online vai vender enquanto a pessoa dorme. É preciso entender que tudo evolui e temos que evoluir juntos”, aponta.

Weimer também afirmou que o debate para abertura do comércio aos domingos está parada no momento e abordou a instalação futura da Havan em Lajeado.

Ouça a entrevista completa no link:

Acompanhe
nossas
redes sociais