Estado muda critérios e autoriza abertura do comércio em bandeira vermelha

Distanciamento Controlado

Estado muda critérios e autoriza abertura do comércio em bandeira vermelha

Decisão foi publicada há poucos instantes pelo twitter do governador Eduardo Leite

Por

Atualizado quinta-feira,
06 de Agosto de 2020 às 21:52

Estado muda critérios e autoriza abertura do comércio em bandeira vermelha
(Foto: Divulgação)
Estado

Após reunião do gabinete de crise e o crescente descontentamento com o modelo de Distanciamento Controlado, o governo do Estado muda os critérios. Pelo twitter, o governador Eduardo Leite confirmou a decisão.

“Com estabilização na demanda por internações em UTI’s, ainda que em patamar elevado, para pacientes com COVID19, estamos alterando protocolos p/ permitir na bandeira vermelha o funcionamento do ‘comércio varejista não essencial’, c/ restrições, de quarta a sábado, das 10h às 16h.

Conforme o governador, o decreto será publicado ainda hoje e já vale a partir de amanhã. O Estado ainda prevê a possibilidade de funcionamento de restaurantes de segunda a sexta-feira apenas no horário de almoço.

A decisão estava encaminhada desde a manhã de hoje, quando prefeitos das 27 regiões gaúchas sugeriram mudanças no sistema de classificação de risco.

Importante observar que municípios podem ter restrições maiores.

Detalhes

Protocolos de bandeira vermelha

Comércio varejista não essencial (rua e centros comerciais)

– Permite 25% trabalhadores (somente para estabelecimentos com mais de três trabalhadores).

– Respeito ao teto de ocupação (número máximo de pessoas conforme área do estabelecimento).

– Abertura exclusiva de quarta-feira a sábado, em horário reduzido das 10h às 16h, para não coincidir com a movimentação de serviços essenciais.

Restaurantes

–  O atendimento presencial restrito passa a ser permitido na bandeira vermelha, com dias e horários reduzidos e reforço dos protocolos obrigatórios.

– Incluir aviso visível aos frequentadores sobre a lotação máxima nas bandeiras amarela, laranja e vermelha, para reforçar distanciamento mínimo. Na bandeira amarela, a lotação máxima é de 75%. Na bandeira laranja, é de 50%. Na bandeira vermelha, passa para 50% de trabalhadores e 25% de lotação, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

– As modalidades de tele-entrega, drive thru e pague e leve seguem permitidas durante todos os dias da semana.

Acompanhe
nossas
redes sociais