Rumo a outro patamar

Editorial

Rumo a outro patamar

A tecnologia é o elemento preponderante para garantir o fortalecimento da principal força regional, a produção de alimentos. Por meio de novas técnicas e da inovação, o segmento responsável por garantir emprego e renda à população do Vale do Taquari…

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A tecnologia é o elemento preponderante para garantir o fortalecimento da principal força regional, a produção de alimentos. Por meio de novas técnicas e da inovação, o segmento responsável por garantir emprego e renda à população do Vale do Taquari pode ser alçado a uma nova etapa.
Essa estratégia é trabalhada em diversas frentes sociais, com destaque para a Univates. A instituição de ensino assume o protagonismo de pensar o futuro da região e ajuda também a consolidar o conceito Vale dos Alimentos.
Atividades como o InovaTecnovates, que ocorreu ontem, evidenciam o esforço da universidade em ser um ambiente propulsor do desenvolvimento regional. O evento tem como propósito aproximar pesquisadores e empresas.
Ao cumprir com esse papel, a Univates conquista cada vez mais o reconhecimento da comunidade local. Essa relação entre inovação, conhecimento e desenvolvimento é o que se espera de uma universidade comunitária, pois esses conceitos derivam das pesquisas e potenciais analisados pela instituição.
[bloco 1]
Em uma análise sobre os movimentos desempenhados por todos os integrantes da Univates, se percebe o esforço em tornar a universidade protagonista no processo de desenvolvimento econômico e social. A partir disso, ocorre uma ampliação na importância do estabelecimento de ensino. A universidade vai além do mero ensino, da pesquisa e da extensão. Passa a alcançar a comunidade externa, que se beneficia das ações propagadas pela instituição.
Alguns resultados possíveis são o aumento da qualidade no capital humano (conhecimentos e competências à população), o capital social (crescimento da confiança, mais cooperação e organização da sociedade) e o capital natural (projetos para garantir a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais).
Por meio dessa contextualização, a Univates cria condições para o desenvolvimento da sociedade regional nos campos técnico e científico, a partir da busca de formas para planejar o futuro.
Associada à participação de líderes locais, as estratégias trabalhadas na academia rompem os muros da universidade e passam a fazer parte do pensamento coletivo. Com essa junção de forças, pode-se almejar para o Vale do Taquari uma posição de destaque no cenário estadual e até nacional.

Acompanhe
nossas
redes sociais