Evento destaca vocação regional

Lajeado - VALE DOS ALIMENTOS

Evento destaca vocação regional

Das 17 pesquisas em andamento no parque tecnológico da Univates, 15 são de tecnologia de alimentos. A 3ª edição do InovaTecnovates começa hoje e apresenta inovações no setor

Por

Evento destaca vocação regional
Vale do Taquari

Com foco na produção de alimentos, a 3ª edição do InovaTecnovates começa hoje no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates). O objetivo é qualificar empresas do segmento com foco em novas tecnologias de processamento e embalagens, boas práticas de produção, legislação e técnicas para avaliação de tempo de prateleira.

“É um momento de encontro das tecnologias e projetos que vêm sendo desenvolvidos junto ao parque com as empresas e os pesquisadores da universidade”, explica Simone Stülp, diretora de inovação e sustentabilidade da Univates.

A programação reúne teoria e prática e inicia com a atividade “Processamento de produtos cárneos e boas práticas de produção”, das 8h às 12h e das 13h às 19h, no miniauditório. A engenheira de alimentos Renata Hoffmeister tratará da estrutura e composição da carne, dos cortes de bovinos, de frango e suínos e do abate.

Simone Stülp

Outros temas abordados pela engenheira são a microbiologia e os aspectos físico-químicos da carne, os fluxogramas de processamento de alguns embutidos, legislação sobre regras de abate e padrões de produtos cárneos.

A programação segue à noite com o “Seminário de embalagens” das 18h às 22h no auditório. O coordenador de desenvolvimento de produto da Brasilata, Marcelo Kern Junqueira, apresenta tipos de embalagens, suas utilizações, tendências e legislações.

O encontro apresenta ainda soluções para o desenvolvimento de novos produtos das empresas pré-incubadas e incubadas da Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates). O evento é vinculado com o projeto Implantação do Laboratório de Práticas de Produção de Alimentos – Food, conveniado com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Tecnologia de alimentos

O parque tecnológico da Univates trabalha com empresas de diversos níveis de maturidade, desde pequenos negócios pré-incubados na incubadora até grandes marcas, que buscam aprimorar seus produtos.

“Dos 17 projetos que são desenvolvidos no Tecnovates hoje, 15 são de empresas do ramo de tecnologia de alimentos. Sem dúvida é a nossa área prioritária”, afirma a diretora.

No parque tecnológico, há empresas incubadas, que funcionam dentro da universidade, e outras que desenvolvem projetos de pesquisa em parceria com a instituição. Nos laboratórios, além de desenvolvimento de novos produtos, é feito o melhoramento de itens que já estão no mercado para agregar mais valor.

A técnica em química, Letícia Brod, trabalha em um desses projetos, de uma marca de petiscos. “Estamos fazendo um estudo para melhorar um produto que a empresa já tem, mas quer atingir o padrão da referência para competir no mercado”, explica.

Das 17 pesquisas em andamentos no parque tecnológico da Univates, 15 são em tecnologia de alimentos

Das 17 pesquisas em andamentos no parque tecnológico da Univates, 15 são em tecnologia de alimentos

Continuação dia 28

O evento tem continuidade no dia 28, quando ocorre o Treinamento em teste acelerado de tempo de prateleira (Shelf Life)”, no miniauditório. A atividade com a doutora em microbiologia agrícola e do ambiente, Francielle Bücker, abordará as técnicas de avaliação de vida útil de alimentos e das tecnologias de preservação de alimentos. O treinamento será das 8h às 12h e das 13h às 19h.

Na primeira edição, em 2016, a abordagem foi mais geral, tratando das necessidades da região, com dados. Em 2017, o tema foi a inovação, com os enfoque da utilização nas empresas e de possibilidades de trabalhar a inovação na pós-graduação.

Esta edição é voltada a empresas de produção de alimentos, mas qualquer pessoa interessada pode se inscrever pelo site da Univates. Mais informações podem ser obtidas pelo inovates@univates.br ou 3714-7017.

Matheus Chaparini: matheus@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais