Projeto aproxima idosos e crianças

Lajeado - Bairro Moinhos

Projeto aproxima idosos e crianças

Visitas a casas geriátricas e escolas infantis fizeram parte da iniciativa desenvolvida no bairro

Por

Projeto aproxima idosos e crianças
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Apresentações culturais na manhã de ontem, 24, marcaram o ápice de uma iniciativa que busca unir gerações no bairro Moinhos. Mais de cem crianças e idosos acompanharam a atividade realizada no ginásio do Projeto Vida Moinhos.

A proposta é do Posto de Saúde do Moinhos em parceria com a Univates, administração municipal, escola infantil Recanto Infantil e casas geriátricas de Lajeado.

Para a agente comunitária Vânia Virti, o encontro de intergerações serve para socializar os idosos e proporcionar aprendizado ao público infantil. “Temos uma sociedade cada vez mais formada por idosos e temos de encontrar atividades para interagir com esse público”, defende.

Entre as atividades realizadas pelo projeto, estava a visita de idosos à escola infantil do Moinhos. “Lá, eles construíram brinquedos antigos e dividiram histórias com as crianças”, relata Vânia. Em outro momento, as crianças visitaram o Residencial Geriátrico Aliança para conhecer a realidade dos internos.

Grupo de profissionais responsável pela organização dos encontros entre gerações distintas

Grupo de profissionais responsável pela organização dos encontros entre gerações distintas

O encontro festivo de ontem encerrou a série de atividades neste ano, ressalta Vânia. Ela prevê que o projeto de unir gerações no Moinhos deve continuar com mais força em 2019.

Momentos tocantes

Gerente do Residencial Geriátrico Aliança, Alana Auler acredita que a interação entre pessoas de idades distintas gera respeito e melhora a convivência. “Todos nós um dia chegaremos a idade avançada e por isso é importante valorizar essa fase da vida”, percebe.

A diretora da Recanto Infantil, Emília dos Santos, relata que os alunos do educandário conheceram histórias relacionadas ao tema antes do encontro com os idosos. Para ela, o projeto foi importante para mostrar uma “nova realidade” às crianças.

No dia festivo de ontem, Agostinho Spengler, 54, aproveitou para levar o neto Davi Petry para uma manhã diferente. Ele acredita que atividades que unam gerações servem para as pessoas trocarem experiências e valores.

Entre as apresentações, a dos alunos do Projeto Vida Moinhos, Slan, Coral de Idosos de Lajeado e músicos Solon Chaves e Andreia Marchini.

rodape_PAGINA-FIXA_23-10-01

Fábio Kuhn: fabiokuhn@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais