Prefeitos adotam turno único. Em Progresso, demissão de secretários

Vale do Taquari

Prefeitos adotam turno único. Em Progresso, demissão de secretários

Bom Retiro do Sul e Paverama anunciam redução na jornada. Progresso demitiu quatro secretários

Por

Prefeitos adotam turno único. Em Progresso, demissão de secretários
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Em face do arrocho financeiro, o prefeito de Progresso, Gilberto Gaspar Costantin (PDT), demitiu mais duas secretárias municipais. Já são quatro demissões do primeiro escalão do governo. A exoneração de Adriana Schneiger – secretária de Assistência Social – e Simone Berté – titular da pasta de Turismo – foi oficializada na semana passada.

Já a demissão da secretária de Finanças, Antonella Barbato Morales e do titular da Agricultura, André Guaragni ocorreu há dois meses. Com a medida, o chefe do Executivo reduziu pela metade o número de secretários.

De acordo com a titular da pasta de Administração, Alenir Ana Caríssimi, os cortes ocorrem em todos os setores, tendo como meta a redução de despesas para o fechamento do exercício fiscal. “Não estamos pagando hora extra e cancelamos diversos contratos”, relata.

Ela credita o aperto financeiro à queda de repasses federais e investimentos realizados no decorrer do ano. “O FPM caiu pela metade, mês passado recebemos apenas R$ 400 mil”, justifica.

Ressalta ainda o aumento de despesas na área da saúde. “São diversas as viagens para hospitais da região”, enfatiza observando o fato de que o hospital local não mais realiza partos.

Com orçamento municipal estimado em R$ 17,8 milhões, o aperto financeiro impactará em serviços ao cidadão. Serão suspensos contratos para fisioterapia, ecografia e outros serviços do segmento.

Recentemente o prefeito encaminhou ao Legislativo projeto para implantar turno único nas pastas de Agricultura e Obras. A matéria foi reprovada pela maioria.

Com a demissão da metade dos secretários municipais, o prefeito Gilberto Constantin assumirá as pastas. As secretarias de Agricultura e Obras funcionarão de forma unificada.

A expectativa é que no fim do ano aumentem os valores de repasses, viabilizando o fechamento de caixa. “Precisamos começar 2019 mantendo cortes para evitar um novo arrocho no segundo semestre”, comenta Alenir.

Turno único

Desde o dia 22, a administração de Bom Retiro do Sul atende das 7h às 13h. A jornada de turno único vale para todas as repartições públicas. As exceções são as secretarias de Educação e Saúde, que mantêm o horário normal de funcionamento, além dos serviços de urgência e emergência.

De acordo com informações do Executivo, a implantação do turno único visa à redução das despesas administrativas. O decreto do prefeito Edmilson Busatto prevê o novo horário até 15 de fevereiro de 2019 e pode ser suspenso antes do prazo estabelecido.

Bom Retiro do Sul adota a medida uma semana depois de Paverama. Desde o dia 15, a administração da cidade vizinha funciona também das 7h às 13h, com exceção dos serviços essenciais.

Conforme o governo, o objetivo é minimizar gastos com energia elétrica, telefone, materiais de expediente, combustíveis e outras despesas.

Felipe Neitzke: regional@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais