Encontro para respirar arte

Estrela

Encontro para respirar arte

Mais de cem alunos do Espaço de Arte subiram ao palco nas noites de terça e quarta-feira

Por

Encontro para respirar arte
Estrela

As pequenas violências que marcam o cotidiano de muitos casais são o tema da peça Abuso, do grupo O Espanto. A apresentação foi o ponto alto da primeira noite da 13ª edição da mostra de teatro do Espaço da Arte. O festival movimentou mais de 500 pessoas na Soges entre terça e quarta-feira.

Abuso retrata situações de violência vividas nos relacionamentos afetivos. “Foi a peça que mais impactou a plateia por ser tratar de um drama forte, algo que acontece na nossa sociedade, muita vezes na nossa família”, afirma o professor Fernando Tepasse.

O roteiro foi criado a partir de casos reais desde pequenos gestos violentos até situações de agressões físicas. Um dos episódios retratados é o de uma personagem que cresce em um ambiente de violência doméstica. Ao longo da infância, presencia o pai agredir a mãe diversas vezes. Na adolescência, se depara com um relacionamento igualmente violento e pede ajuda à mãe, que tem dificuldade de enxergar a realidade que vivencia.

Baseada em casos reais, a peça Abuso foi a de maior impacto na mostra

Baseada em casos reais, a peça Abuso foi a de maior impacto na mostra

Outro número que chamou a atenção foi Ciclo da Vida, coreografia do grupo GO.Star, montada sobre a trilha do filme Rei Leão.

Maria Dalenogari

Teatro contra a timidez

Os alunos Maria Eduarda Dalenogari e Rodrigo Träzel, 13, iniciaram o curso no ano passado e subiram ao palco pela segunda vez. Os adolescentes procuraram a escola para aprender a lidar melhor com a timidez.

“Eu era muito tímida, ia nos lugares e não conseguia conversar. No teatro eu acabei conhecendo muitos amigos”, afirma Maria Eduarda. Seu papel é o medo, protagonista da história.

Para Rodrigo, ter que subir no palco diante de uma plateia é uma forma de lidar com a timidez. “É complicado e engraçado ao mesmo tempo.” Ele confessa que a luz de cena ajuda. “A gente nem enxerga direito a plateia.”

Rodrigo Träzel

Ferramenta de socialização

O objetivo do Espaço de Arte não é formar atores profissionais, mas usar a arte como ferramenta de educação e socialização. Criado em 2004, o grupo atua em Estrela desde 2006. Mais de 1,5 mil crianças e adolescentes passaram pelas oficinas. As aulas ocorrem na Casa de Cultura e no Colégio Santo Antônio.

Para a realização da mostra, o Espaço da Arte tem o apoio do Núcleo Cultural de Estrela, Secretaria de Cultura e Turismo, Colégio Santo Antônio e Soges.

Matheus Chaparini: matheus@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais