“Mais cor ao cinza das cidades”

Notícia

“Mais cor ao cinza das cidades”

De Arroio do Meio, o artista plástico Samuel Hergesell se especializou na técnica do grafite. Professor de arte em duas escolas, fez do spray a principal ferramenta de trabalho e ensina a habilidade a centenas de crianças. • O grafite…

Por

“Mais cor ao cinza das cidades”
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

De Arroio do Meio, o artista plástico Samuel Hergesell se especializou na técnica do grafite. Professor de arte em duas escolas, fez do spray a principal ferramenta de trabalho e ensina a habilidade a centenas de crianças.
• O grafite surgiu como arte suburbana e enfrentou preconceitos. Você sentiu resistências?
Hoje a sociedade está muito mais informada. Boa parte compreende a diferença entre a pichação e o grafite. Não percebi muita resistência. Hoje até me solicitam paisagens realistas com spray, o que não existia a uns anos atrás. Muitos, quando procuram meu trabalho, esperam ver o estereótipo de um grafiteiro: roupa suja de tinta, algum penteado especial, acessórios ou tatuagens sobressalientes, ouvindo rap. Mas continuo com o mesmo estilo que todos me conhecem.
• Qual é a principal diferença entre o grafite e a pichação?
Como professor de arte, inicio as aulas falando sobre essa diferença. Muitos conhecem primeiro a pichação, depois o grafite, até porque a quantidade de pichos nas cidades é muito maior. Alguns familiares dos estudantes ainda relacionam pichação ao grafite, mas existe uma enorme diferença. Na verdade, a única semelhança é a ferramente utilizada: o spray.
• Qual é o projeto que você mais se orgulha?
A revitalização da pista de skate do parque Pérola do Vale, de Arroio do Meio, em 2015. Nesse projeto social, organizamos uma oficina em que os participantes foram os próprios skatistas. Outro, que ocorreu a poucos dias, foi a pintura do muro de uma escola em Progresso, que integrou mais de 150 alunos. Após aulas teóricas e práticas em sala de aula, pintamos mais de 150 metros quadrados. Foram três dias de trabalho, e os desenhos foram feitos a partir das ideias dos estudantes.
• Qual a importância desse aprendizado para as crianças?
Quando um aluno se envolve com artes na escola ou participa no desenho de um muro, gera-se um sentimento de pertencimento aos jovens e eles acabam cuidando melhor desses espaços.
• Como essa arte pode contribuir para o paisagismo urbano?
O grafite é uma arte contemporânea, marcante e notável. Como uma arte visual, ela é capaz de mudar a imagem de uma cidade. Essa técnica pode ser usada para complementar projetos arquitetônicos, personalizando ambientes. O impacto que vai causar é conforme a grandiosidade do trabalho. De modo geral, acredito que o grafite traz mais cor ao cinza das cidades.

Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais