Edição histórica

Esportes

Edição histórica

Ao completar 30 anos, torneio projeta reunir 150 clubes e dois mil atletas

Por

Edição histórica

Maior campeonato de futsal infantil do país devido ao grande número de atletas, a 30a edição da Copa Piá foi apresentada nessa terça-feira. São esperados dois mil jogadores divididos em 150 equipes de todo o RS.

As inscrições são gratuitas e encerram no dia 9 de abril. As fichas estão disponíveis no site da prefeitura de Lajeado ou na Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), na rua Alberto Torres, 452, centro. As inscrições também podem ser feitas pelo marcio.vargas@lajeado.rs.gov. br. O custo para cada equipe é de cinco itens de higiene, que serão repassados à Saidan.

Os jogos iniciam no dia 14 de abril, às 10h, no Parque do Imigrante. Serão disputados até o meio-dia e retornam das 13h às 18h. A intenção dos organizadores é reunir o maior número de atletas na abertura. “Vamos torcer e comemorar junto”, ressalta o secretário Carlos Reckziegel.

Novidades

Neste ano, a Copa Piá terá novidades. A primeira é a exclusão das categorias 2003 e 2004 no campeonato masculino.

Márcio Vargas, um dos responsáveis pela competição, explica que a decisão foi tomada por verificarem que os principais problemas disciplinares em 2017 foram nessas categorias. “As quadras são pequenas e havia muito choque entre os atletas, ocasionando tumultos.”

Para os jogadores dessas categorias, a secretaria planeja o Cafusal, com jogos sempre aos sábados, no Claudião, para as 2003, 2004 e também a 2001. “Lá eles terão uma quadra grande, apropriada para a prática esportiva para essas idades.”

Outra mudança será a inclusão da Série Bronze. Na modalidade, serão aceitas equipes de projetos sociais, ONGs ou times de bairros. A prefeitura fornecerá jalecos para as equipes. “Queremos que todos participem, desde os times sem muitas condições, até os mais estruturados. A Copa Piá é feita para todos, por isso, criamos a Bronze.”

Márcio Vargas, Carlos Reckziegel e Leandro Fernandes, organizadores

Márcio Vargas, Carlos Reckziegel e Leandro Fernandes, organizadores

A competição

As equipes masculinas disputarão o título nas séries Ouro, Prata e Bronze nas categorias 2005, 2006, 2007, 2008 e 2009. Já os nascidos em 2010, 2011 e 2012 farão um torneio participativo. No feminino, as atletas são divididas em 2003/2004, 2005/2006, 2007/2008, as três no módulo competição. A categoria 2009/2010 será apenas participativa.

Saiba mais

*Cada equipe poderá trocar quantas vezes quiser o jogador, desde que comunique à Secel até na quinta-feira.
*É obrigatória a apresentação de documento.
*A equipe que der W.O sofrerá multa de R$ 150 e será eliminada. Se informar à Secel até a quinta-feira, será apenas excluída.
*Qualquer incidente será julgado pela Junta Disciplinar Desportiva, formada por cinco pessoas da comunidade.

Ezequiel Neitzke: ezequiel@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais