O Esporte Clube Americano Coroas realizou no sábado, 24, as finais do torneio interno de futebol 7. Em tarde de muita descontração, o que prevaleceu foi a amizade e o espírito esportivo.
Em campo, atletas com idades bem distintas, que iam dos 25 até os 77 anos. O mais experiente, Arisoli Belmonte, diz que a idade não é empecilho para praticar uma atividade esportiva. “Sempre joguei bola e continuo com vontade de jogar, a idade nunca foi problema para mim, se precisar, jogo o jogo inteiro, eu tenho gás.”
Sócio do clube faz cinco anos, Belmonte já considera o Americano Coroas a segunda casa. Ele conta que desde o momento em que se associou viu que ali havia um espírito diferente dos demais clubes da região. “Seria muito importante ter mais clubes como o Americano Coroas, onde os mais velhos têm o seu espaço para jogar futebol.”
O tesoureiro do clube, Nilton Gemelli, 47, afirma que a diversão em meio aos amigos é mais importante do que o resultado dentro de campo. “Aqui somos todos amigos, deixamos a esportividade para os jogos contra outros adversários.”
O Americano Coroas tem como proposta ser um clube de futebol 11 para a integração de um grupo de amigos. Conta com cerca de cem sócios. “Estamos abertos a vender mais títulos, mas o propósito aqui não é ser um clube cheio de gente, mas um clube que mantenha o seu espírito, um clube de amigos.”
A competição
Na primeira partida da tarde, pela disputa de terceiro lugar, o Marimbondo venceu o Osburon por 4 a 3. Na final, se enfrentaram Amigos da bola e Mazembe. Em tarde inspirada, o Amigos da Bola aplicou goleada de 7 a 2. Volta olímpica e festa marcaram o final da competição.
História documentada
Sócio faz 43 anos, Ildo Schonarth, 67, faz parte da história do Americano Coroas. Responsável por registrar todas as partidas, tem 1.601 documentadas, com número de vitórias e gols (com o nome de quem marcou).
Essas informações foram compiladas no livro lançado pelo clube em 2016. “No início éramos mais sangue e competitividade, hoje é tudo na amizade.”
História Documentada
Jogos: 1.601
Vitórias: 790
Empates: 383
Derrotas: 428
Gols pró: 4.062
Gols contra: 3.004
Maior goleador: Nilton Gerevini (472 gols)
Resultados Torneio Interno
Campeão: Amigos da Bola
Vice-campeão: Mazembe
3º colocado: Marimbondo
Goleador: Luís Antônio – Marimbondo – 10 gols
Goleiro menos vazado: Valmir Hofstaetter – Amigos da Bola – 13 gols sofridos