Reforma interna da prefeitura de Lajeado busca melhorar atendimento

SERVIÇO PÚBLICO

Reforma interna da prefeitura de Lajeado busca melhorar atendimento

Centro Administrativo passará por reestruturações ao longo dos próximos meses. Trabalhos começaram ontem, pelo terceiro andar do prédio. Serviços são realocados para outros imóveis

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Reforma interna da prefeitura de Lajeado busca melhorar atendimento
Trabalhos começaram pelo terceiro andar do Centro Administrativo. Servidores já foram realocados para outros imóveis (Foto: Mateus Souza)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Até o segundo semestre deste ano, a parte interna do Centro Administrativo de Lajeado estará de cara nova. Essa é a projeção do município, a partir da reforma completa do prédio. As obras iniciaram na manhã de ontem, 5, a partir do terceiro andar do prédio. Em paralelo, secretarias, departamentos e outros serviços foram realocados em outros imóveis na cidade.

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O investimento, de R$ 5,3 milhões, contempla uma série de intervenções na estrutura física, que vão desde a substituição do piso até a troca de toda a rede elétrica. Espaços como o gabinete do prefeito e a sala de reuniões serão totalmente modificados. A obra é executada pela empresa Sieg Engenharia e Construções, de Teutônia.

Segundo a secretária municipal de Administração de Lajeado, Elisângela Hoss, o prédio, inaugurado na década de 1980, nunca passou por uma reestruturação total. Neste período, limitou-se a reformas pontuais. Já a fachada do prédio foi reconstruída em 2020.

“Como toda construção, o prédio foi sofrendo um desgaste natural com o tempo e hoje temos muitos problemas com a parte elétrica, com as redes de internet e os nossos banheiros. Para se ter noção, a população que acessa o prédio em busca dos diferentes serviços não consegue utilizar os banheiros”, pontua.

Melhor atendimento

Mais do que modernizar o Centro Administrativo e proporcionar um espaço de trabalho mais digno aos servidores, a reforma interna visa também melhorar o atendimento ao contribuinte. Apesar de boa parte dos serviços estarem 100% digital, muitos ainda buscam o contato presencial.

“As pessoas vão poder acessar um prédio um pouco mais condizente e nós vamos ter condições de fornecer um serviço de maior qualidade. Ter um espaço novo para o trabalho vai influenciar positivamente em várias questões”, avalia Elisângela.

Para que a entrega do prédio ocorra dentro do prazo previsto, de cinco meses, Elisângela frisa que os fiscais do município acompanharão a obra diariamente. “A ideia é que a gente possa finalizar nesse período para que a população tenha o mínimo de transtorno possível”.

Otimização

A reforma interna da prefeitura impacta sobre o trabalho de três secretarias. Algumas delas já estavam, desde o ano passado, em processo de mudança provisória. A pasta de Elisângela, por exemplo, atende em uma sala alugada localizada em frente ao Centro Administrativo.

Cita que, com a conclusão da reforma, será possível levar mais secretarias ao Centro Administrativo. “Nós precisamos otimizar os espaços. O imóvel é grande e hoje está subutilizado, pois, com o passar do tempo, foram feitas salas e espaços novos, mas nunca uma reforma”.

De volta às origens

Uma das mudanças mais simbólicas com a reforma do Centro Administrativo envolve o gabinete do prefeito, que foi transferido para a Casa de Cultura, primeira sede do governo de Lajeado. Ontem, na volta das férias, o prefeito Marcelo Caumo recebeu o cargo oficialmente no espaço provisório. “A caneta chega a ficar mais pesada na mão. Vai ser uma honra receber a comunidade por aqui e ter contato diário com fatos do nosso passado pelos corredores”, comentou, nas redes sociais.

Setores realocados

  • CONTROLE INTERNO: Atende no mesmo prédio onde está a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), na rua Alberto Torres.
  • PROJETOS ESPECIAIS E CAPTAÇÃO DE RECURSOS: Foi realocado para dentro do Laboratório de Inovação Governamental e Social de Lajeado (LabiLá), na frente da Praça do Chafariz.
  • DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO: Será transferido para um prédio alugado na rua Júlio de Castilhos, em frente a Praça da Matriz.
  • SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA: Está temporariamente no endereço da Junta de Serviço Militar, na rua Francisco Oscar Karnal.
  • SECRETARIAS DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO, URBANISMO E MOBILIDADE E PROCURADORIA JURÍDICA: Funcionam em um prédio alugado em frente ao Centro Administrativo, na rua Júlio da Castilhos

 

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