Mulheres na política de Arroio do Meio

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Mulheres na política de Arroio do Meio

Por

A presença das mulheres é marcante na política de Arroio do Meio. A prevalência masculina ainda impera, é bem verdade, mas pouco a pouco elas têm conquistado mais e mais o necessário espaço nos mais diversos ambientes públicos da cidade. Na câmara de vereadores, por exemplo, são três representantes entre os 11 parlamentares, um número acima da média nacional quando se trata da representatividade feminina nos cenários legislativos. E tudo leva a crer que teremos forte presença das mulheres nas eleições majoritárias. Além da presença confirmada da atual vice-prefeita Adriana Meneghini (PDT) no pleito de outubro, ao lado do atual prefeito Danilo Bruxel (PP), o MDB e o PL também ventilam nomes para uma composição mais plural das respectivas chapas.

No caso do MDB, o nome de Andréia Barth surge como a possível pré-candidata a prefeita ao lado de Sidnei Eckert (MDB). A atual Diretora da Escola São Caetano já foi vista com o ex-prefeito em caminhadas estratégias pela cidade. Seria uma novidade na política de Arroio do Meio. Pelos lados do Partido Liberal (PL), o destaque vai para a ex-vereadora e ex-vice-prefeita Lúcia Horn, que recentemente assinou com a sigla capitaneada pelo ex-presidente da República, Jair Bolsonaro. Ela é cotada para liderar uma chapa própria do PL, assim como outros dois correligionários: André Vianini e Jorge Weizeinmann. Já o Partido dos Trabalhadores (PT) estuda a indicação de Paulo Grassi (PT) para concorrer a prefeito, e não divulgou eventuais nomes para composição da chapa.

Denuncismo, filtros e o anonimato

Procuradores municipais alertam para a escalada de denúncias anônimas e com pouca base ou credibilidade. O assunto chegou até a redação na semana passada e de fato merece uma atenção maior por parte dos agentes do Ministério Público e da sociedade em geral. Em primeiro lugar, é preciso defender a ferramenta do anonimato. Especialmente em cidades menores, onde o risco de eventuais retaliações e perseguições políticas costuma ser ainda mais próximo e delicado. Assim como é necessário ficar atento às denúncias para mitigar erros, equívocos, crimes e desvios de conduta. Mas, e diante dos riscos das eventuais e corriqueiras denunciações caluniosas, é preciso aprimorar os filtros para evitar desgastes políticos, injustiças e, claro, muita perda de tempo e produtividade. De novo. Uma denúncia, anônima ou não, requer um mínimo de credibilidade para ser levada adiante. Caso contrário, perde a sociedade. Perde a justiça.

Concurso para Meteorologista

A capacitação e qualificação da equipe de Defesa Civil (DC) de Estrela vai sofrer alterações nos próximos dias. E eu explico. Em dezembro do ano passado o governo municipal anunciou a intenção de realizar um concurso público para contratar o responsável pela DC na cidade. Em um primeiro momento, o processo seletivo previa um vasto leque de formação ao futuro agente. Entretanto, e após intensos debates internos, o Executivo vai alterar a proposta e exigir apenas a formação em Meteorologia. Ou seja, os agentes estrelenses querem um meteorologista concursado.

Câmara avalia área ao Alsepro

O governo de Lajeado encaminhou projeto à câmara para conceder “Direito Real de Uso” à Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro) de uma área com 5,4 mil metros quadrados, na divisa dos bairros São Cristóvão e Alto do Parque. O terreno localizado na quadra entre as ruas Arthur Bernardes e Washington Luiz possui um pequeno ginásio e será concedido por cinco anos, com possibilidade de renovação por iguais períodos. De acordo com o PL, “a concessão destina-se ao desenvolvimento de atividades da Associação, assim como o compartilhamento do prédio com outras entidades que necessitem de sede para reuniões e atividades”.

Nova “superparada” em Estrela

O governo de Estrela abriu edital de licitação para a compra e instalação de uma nova “superparada” – ou “parada inteligente” – de ônibus nas proximidades do Hospital Estrela. A sessão pública para escolha da empresa ocorre no dia 13 de maio e a previsão é finalizar a instalação do novo dispositivo ainda em junho. E será muito semelhante à estrutura instalada em junho do ano passado na Rua Bruno Schwertner, que custou pouco mais de R$ 80 mil, e possui ar-condicionado, bebedouro e tomadas para recarregar aparelhos de celular.

TIRO CURTO

  • A Famurs anuncia para os dias 27, 28 e 29 de maio, no Teatro do CEI, em Campo Bom, a realização do 42º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul. Durante a programação do evento também ocorre a posse do Conselho de Administração da Famurs.
  • Em Lajeado, os vereadores avaliam um projeto de lei de origem no Legislativo e que torna a Língua Alemã um Patrimônio Cultural do Município de Lajeado e prevê ações de valorização e dá outras providências.
  • Outra proposta de lei em análise na câmara de Lajeado sugere a denominação de “Rogério Oliveira” para a Clínica Veterinária Municipal, localizada na Av. Benjamin Constant, no bairro Conventos. Em tempo, Oliveira foi um médico-veterinário de destaque na cidade e com forte participação nas exposições de animais na Expovale.
  • Também em Lajeado o Executivo abriu edital de licitação (pregão eletrônico) para contratar empresa responsável pelo tratamento das lagoas junto à estação de tratamento de efluentes do aterro sanitário. A sessão pública ocorre no dia 15 de maio.
  • Ainda em Lajeado, o governo municipal anuncia para o mesmo dia 15 de maio a licitação para contratar a empresa responsável pela confecção do mobiliário para a reforma da prefeitura.
  • Em Encantado, Cris Costa (PSDB) confirma o desligamento do Executivo e o retorno ao Legislativo municipal já nesta quarta-feira. Portanto, ele volta à câmara após poucos meses na Secretaria de Turismo e Desenvolvimento.
  • O Vale do Taquari está na iminência de sofrer impactos com as chuvas e as informações regionais ainda são confusas e desorganizadas.

Acompanhe
nossas
redes sociais