Reforma da prefeitura de Lajeado inicia segunda-feira

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Reforma da prefeitura de Lajeado inicia segunda-feira

Por

Lajeado

A segunda etapa do processo de remodelação da prefeitura de Lajeado vai custar R$ 5,3 milhões aos cofres públicos. Os serviços iniciam nesta segunda-feira e, com isso, alguns setores do poder público serão realocados para espaços vizinhos nas ruas Júlio de Castilhos e Borges de Medeiros.

O prefeito Marcelo Caumo (PP), por exemplo, passa a despachar dos ambientes da Casa de Cultura – uma volta ao passado, pois a histórica edificação construída em 1900 já foi a sede do governo municipal.

Sobre a reformulação da sede atual do Executivo, na rua Júlio May, destaque para o novo auditório – que será construído no subsolo – e a integração dos espaços internos, com o mínimo de divisórias possível. Pelo contrato, a empresa Sieg tem cinco meses para concluir as obras (confira galeria completa abaixo).

Três nomes à Defesa Civil Regional

O coronel Luciano Chaves Boeira, chefe da Casa Militar do governo riograndense e também da Defesa Civil gaúcha, garante a nomeação de um novo coordenador regional da DC ao Vale do Taquari nos próximos dias. E o futuro sucessor do tenente-coronel Everton Dias (foto) – exonerado na semana passada – deve ter vínculo com a nossa região. De acordo com o agente do governo estadual, três nomes sugeridos por líderes regionais estão sob análise dele e do governador Eduardo Leite (PSDB). “Vamos colocar alguém com vínculo à região do Vale do Taquari. Pretendo iniciar a nomeação no início da próxima semana”, afirma ele. Aguardemos!

Simone em Santa Cruz do Sul

Secretária de Meio Ambiente durante a gestão da saudosa ex-prefeita Carmen Regina Cardoso, em Lajeado, Simone Schneider assumiu ontem a Secretaria de e Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade de Santa Cruz do Sul (Semass) no lugar de Cesar Cechinato, que deixa o comando da pasta e passa a se dedicar exclusivamente à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedet). . Anunciada pela prefeita da cidade, Helena Hemany (PP), ela é formada em Química Industrial e é Mestre em Ambiente e Desenvolvimento. “Ela possui um currículo fantástico e chega para dar sequência ao trabalho que estamos desenvolvendo”, afirma a gestora municipal.

Keller em Colinas?

O nome do ex-prefeito de Colinas voltou a ser cogitado nos bastidores da política. Gilberto Keller deixou a função de forma abrupta em 2013, após decisão judicial que cassou o seu mandato. Desde então, tem atuado na área jurídica no auxílio a gestores públicos e também empresas e cooperativas.

TIRO CURTO

– O governo de Lajeado firmou contrato com a Sieg Engenharia e Construções para a execução de nova obra no Parque Linear do Engenho, na Rua Décio Martins Costa. Desta vez, para a construção da pista de patinação. Além da pista, o acordo prevê drenagem, iluminação pública, pavimentações, paisagismo e mobiliário urbano em uma área de 11,4 mil m², e o orçamento é de R$ 1,6 milhão.
– A construção do novo prédio do INSS em Lajeado virou case nacional, especialmente pela nova e moderna estrutura arquitetônica e, também, pelo modelo de negócio envolvendo União, governo municipal e Hospital Bruno Born – o Executivo cedeu a área, e o HBB custeou e obra para ficar com o antigo prédio do instituto. Ministros são aguardados na inauguração e o prefeito Marcelo Caumo (PP) deve palestrar em Brasília sobre a triangulação.
– Prefeito em primeiro mandato em Cruzeiro do Sul, João Dullius (MDB) não está confirmado no pleito de outubro. Além de perder apoio do PDT e do PSDB, que recentemente anunciaram o fim do apoio na coligação, ele também enfrenta resistências internas no próprio partido.
– O governo de Estrela encaminhou ontem um ofício ao governador Eduardo Leite (PSDB) solicitando agilidade na nomeação do novo Coordenador Regional de Defesa Civil. Prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP) também havia se manifestado sobre o tema pelas redes sociais.
– Por sugestão do Ministério Público do RS, a câmara de vereadores de Soledade aprovou emenda que alterou a Lei Orgânica e reduziu de 13 para 11 o número de vereadores. A mudança ocorre em função do Censo Demográfico de 2022. Conforme o IBGE, o município tem uma população de 29.991 habitantes e a Constituição Federal estabelece um limite de 11 vereadores para este número.

Galeria

Imagem: Divulgação

Acompanhe
nossas
redes sociais