Governo deve anunciar auxílio às famílias desabrigadas

VALE DO TAQUARI

Governo deve anunciar auxílio às famílias desabrigadas

Entre os planos já aprovados em Brasília, estão recursos para a construção da ponte entre Lajeado e Arroio do Meio, e entre Marques de Souza e Travesseiro

Governo deve anunciar auxílio às famílias desabrigadas
Foto: Bryan Bicca
oktober-2024

Secretário de Comunicação Institucional do governo federal, Maneco Hassen vem à região na tarde desta terça-feira, 14, acompanhado do Secretário Nacional de Defesa Civil, Wolnei Wollf Barreiros, para conversar com os prefeitos e avaliar a situação do Vale. Entre outros objetivos, a ideia é também levar para a capital gaúcha, exemplo do que funciona num momento de catástrofe como esta. 

De acordo com Hassen, o governo tem consciência sobre a dimensão da desastre no Vale, e trabalha para auxiliar a região. Como exemplo, cita os planos aprovados para a construção da ponte entre Lajeado e Arroio do Meio, e entre Marques de Souza e Travesseiro. Segundo o secretário, com a aprovação, os municípios já podem viabilizar as construções. 

Além disso, Hassen afirma que para os 26 municípios da região que solicitaram recursos para a Defesa Civil, foram aprovados R$ 38,2 milhões apenas para a pasta. “É um trabalho muito firme e rápido do governo e esperamos que continue assim”. 

O secretário ainda diz que o presidente Lula fará um anúncio durante esta terça-feira, de um auxilio financeiro para pessoas físicas. O valor ainda não foi definido, assim como a forma de pagamento, mas pode chegar a R$ 5 mil por família desabrigada no estado. 

O governo ainda suspendeu a parcela do Minha Casa Minha Vida. Segundo Hassen, são avaliados outros programas habitacionais para atender a demanda ainda maior em decorrência da enchente do início do mês. 

“Estamos estudando o caminho para que a gente possa viabilizar para todas as classes atingidas um mecanismo para a gente construir, reformar e fazer com que as pessoas possam retornar para suas casas o mais rápido possível”, garante. 

Já para os empresários e lojistas, o governo estuda um plano para atender o pequeno, médio e grande negócio. “A experiência da nossa região está servindo para avaliar o que deu certo, repetir e melhorar. Mas também avaliar o que não aconteceu, para que a gente possa melhorar o auxílio às empresas”. 

 

Acompanhe
nossas
redes sociais