Piratini apresenta resultados de avaliação do ensino e impactos

EDUCAÇÃO

Piratini apresenta resultados de avaliação do ensino e impactos

Desempenho dos estudantes em exame feito em outubro do ano passado deixa gestores em alerta. Cerca de 95% dos alunos concluem o Ensino Médio sem estarem aptos em matemática e 73% estão na mesma condição em língua portuguesa

Por

Atualizado sexta-feira,
19 de Maio de 2023 às 06:50

Piratini apresenta resultados de avaliação do ensino e impactos
Secretária estadual adjunta de Educação revelou aos gestores municipais os resultados dos estudantes gaúchos em exame feito no ano passado. Crédito: Jhon Willian Tedeschi
Estrela
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O encontro mensal da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) ocorreu nessa quinta-feira, 18, em Estrela. A maior expectativa estava no anúncio oficial da retomada dos trabalhos na BR-386, mas as informações no âmbito da educação chamaram a atenção dos gestores.

A secretária adjunta da Educação, Stefanie Eskereski, apresentou os resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers) e detalhou o formato de distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) a partir dos resultados educacionais. “Os resultados trazem alguns alertas e mostram que precisamos de uma atenção para ajudar os estudantes a concretizar a alfabetização e os conhecimentos de matemática.”

Entre os indicadores, o que preocupa mais é o desempenho dos alunos do ensino médio. Nos resultados de língua portuguesa, 73% dos estudantes tiveram resultados “básico” e “abaixo do básico”, enquanto que em matemática o número sobe para 96%. “É nosso compromisso apoiar que eles estejam mais tempo na escola”, acrescentou Stefanie.

Renovação de prazos

A concessionária responsável pela BR-386 confirmou a retomada das obras e prestou contas para os prefeitos. A diretora de investimentos do Grupo CCR, Thaís Borges, explicou que havia a necessidade de uma revisão no plano das obras, tanto da duplicação quanto da construção da faixa adicional.
A assinatura das minutas de retomada e ajuste de cronograma junto a Eurovias foram assinadas ainda na quinta-feira, em Porto Alegre, e o planejamento é que as equipes voltem ao canteiro de obras na segunda-feira, 22.

O presidente da Amvat e prefeito de Estrela, Elmar Schneider, entregou a reivindicação para um novo acesso ao município, pelos bairros Imigrantes e Pinheiros, que foi fechado em setembro de 2021. A obra, no quilômetro 352, contemplaria um túnel por baixo da rodovia e um dispositivo de retorno na própria BR-386.

Asfalto e concreto

A inauguração da usina de asfalto de Estrela tinha início das operações marcado para abril, mas deverá ser liberada para processamento de material em junho. “O protocolo de licenciamento junto aos bombeiros foi feito na semana passada”, disse Thaís. A CCR também fará experimentos com pavimento de concreto na parte da duplicação entre Fontoura Xavier e Soledade. Se for viável, boa parte do trecho até Tio Hugo deverá ter pista deste material.

Acompanhe
nossas
redes sociais