Brasil registra dois casos de gripe aviária no litoral do ES

ALERTA

Brasil registra dois casos de gripe aviária no litoral do ES

É a primeira vez que o país identifica infecções pela doença

Por

Brasil registra dois casos de gripe aviária no litoral do ES
Crédito: Divulgação
Brasil
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Brasil registrou nessa segunda-feira, 15, dois casos de gripe aviária em aves marinhas silvestres no litoral do Espírito Santo. É a primeira vez que o país registra infecções pela doença. Uma ave estava no município de Marataízes e outra na capital Vitoria.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, declarou estado de alerta para a mobilização do setor privado e de todo serviço veterinário oficial para aumentar a vigilância sobre uma pandemia deste tipo de gripe aviária no país.  A pasta informa que medidas de prevenção devem ser intensificadas para conscientizar a população e criadores de aves.

Todos casos suspeitos da doença devem ter notificação imediata, além de reforço na biosegurança da produção avícola. Segundo o Ministério, a notificação em aves silvestres não afeta a condição de país livre da gripe aviária e o comércio internacional deve ser mantido.

A depender das investigações e deste cenário epidemiológico, novas medidas sanitárias podem ser adotadas pelo Ministério da Agricultura e pelos órgão estaduais agropecuários para proteção da avicultura nacional.

Acompanhe
nossas
redes sociais