Após críticas e acidentes, EGR detalha planos de recuperação

BURACOS NA PISTA

Após críticas e acidentes, EGR detalha planos de recuperação

Autarquia emitiu nota na tarde desta sexta-feira, 12, para explicar mobilização da equipe e cronograma de obras

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Após críticas e acidentes, EGR detalha planos de recuperação
Conforme a EGR, há um plano em vigor para manter a manutenção paliativa após o período de chuvas. Crédito: Filipe Faleiro

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) emitiu nota, na tarde desta sexta-feira, 12, para detalhar seu plano de recuperação do pavimento e cronograma de obras previstas na RSC-453 e ERS-130 (leia na íntegra abaixo).

O documento oficial foi divulgado à imprensa após a diretoria receber críticas devido aos buracos na pista, que causaram acidentes e furaram pneus dos usuários da rodovia. Depois de cinco dias com chuvas constantes, o asfalto cedeu em diversos pontos.

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Confira a nota na íntegra

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) informa que mobilizou as equipes contratadas e de serviços terceirizados e providenciou a execução de serviços de tapa-buracos, medida paliativa que tem por objetivo restaurar os segmentos deteriorados com mais rapidez e garantir uma melhor trafegabilidade aos usuários que circulam pelas rodovias da região do Vale do Taquari.

A EGR seguirá com atenção máxima, agilizando as suas equipes para pontos de atenção emergenciais e também para executar a programação de obras e realizar manutenções e recuperações asfálticas necessárias nos trechos prejudicados pelas fortes chuvas dos últimos dias – que danificaram a estrutura da pista em alguns pontos da RSC-453 e da ERS-130.

A EGR reforça, ainda, que desde 2014 já investiu em serviços de manutenção R$ 59 milhões na RSC-453 no trecho de Lajeado/Venâncio Aires e R$ 27 milhões no trecho de Estrela/Garibaldi. Além disso, no momento está em vigência o plano de recuperação da RSC-453, com investimento de R$ 35 milhões (destes, 52% já investidos). Conforme o planejamento técnico, do quilômetro zero, em Venâncio Aires, até o quilômetro 20, em Cruzeiro do Sul, a EGR concluiu a recuperação das camadas profundas para resolver problemas estruturais e reparos superficiais em pontos específicos, colocou nova pavimentação asfáltica e implantou nova sinalização vertical, previstos na primeira etapa do plano de recuperação da rodovia. Neste trecho, a população já conta com uma rodovia restaurada, sinalizada e em ótimas condições de trafegabilidade.

A EGR também explica que a recuperação do segmento do quilômetro 20, em Cruzeiro do Sul até o quilômetro 29, em Lajeado, ocorrerá posteriormente à implantação das quatro rotatórias previstas (nos quilômetros 23, 25, 27 e 29), sendo que a obra da rotatória do quilômetro 27 da RSC-453, em Lajeado, já está em andamento desde o dia 27 de fevereiro.

Ao definir a implantação das quatro rotatórias como uma etapa precedente à recuperação asfáltica do trecho, a EGR busca otimizar os recursos, executando a manutenção do pavimento somente nos segmentos remanescentes. Isso porque os locais destinados à construção das rotatórias irão modificar o traçado da rodovia e, consequentemente, a estrutura e o pavimento.

Por isso, após a conclusão da rotatória do quilômetro 27, a EGR dará início à construção da segunda intervenção, na altura do quilômetro 29. Essas obras visam aprimorar a qualidade do fluxo de veículos em direção ao perímetro urbano do município, além de trazer mais segurança para a comunidade do bairro Floresta e arredores.

Além das rotatórias previstas no plano de recuperação da RSC-453 – nos quilômetros 27 e 29 – a EGR lançou um processo licitatório com objetivo de contratar empresas para a execução de mais duas rotatórias na RSC-453, uma no quilômetro 23, em Cruzeiro do Sul, na interseção no acesso secundário ao município, junto à rua Frederico Germano Haenssgen, e a outra no quilômetro 24,5, no acesso ao distrito industrial de Cruzeiro do Sul, com investimento de R$ 5,5 milhões. No próximo dia 17/05, ocorrerá a fase de recebimento das propostas das empresas que irão concorrer para a realização dessas obras.

Por fim, a EGR ressalta que, em menos de nove quilômetros, serão construídas quatro rotatórias, fazendo com que a rodovia seja totalmente modificada por essas interseções, e que foi elaborado um cronograma para evitar transtornos aos usuários, visto que haveria muitas frentes de trabalho atuando paralelamente, e isso ocasionaria diversos pontos de lentidão em virtude dos bloqueios de trânsito.

Tão logo a EGR finalize essas quatro intervenções, será colocada uma nova camada asfáltica e implantada nova sinalização horizontal e vertical desde o quilômetro 20, em Cruzeiro do Sul até o 29, em Lajeado. Com isso, a EGR está agindo estrategicamente para remodelar os 29 quilômetros da rodovia, interligando Venâncio Aires a Lajeado, passando por Cruzeiro do Sul e Mato Leitão.

Diante da previsão de um inverno mais chuvoso, a EGR manterá a atenção das equipes para ir atuando sempre que necessário com operações tapa-buracos para evitar transtornos.

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