Rodrigo de Azevedo Bortoli é o novo juiz eleitoral

COMARCA DE LAJEADO

Rodrigo de Azevedo Bortoli é o novo juiz eleitoral

Magistrado assumiu a titularidade da Comarca da 29ª Zona Eleitoral

Por

Rodrigo de Azevedo Bortoli é o novo juiz eleitoral
(fotos: Bianca Mallmann)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Ocorreu na manhã desta segunda-feira (8) a posse do novo juiz eleitoral da Comarca da 29ª Zona Eleitoral, o magistrado Dr. Rodrigo de Azevedo Bortoli. Ele assume a comarca pelos próximos dois anos e será responsável pelas eleições municipais de 2024.

Segundo o novo juiz eleitoral, um dos seus primeiros desafios é a reaproximação da estrutura da justiça eleitoral. “Ainda nao trabalhei com as federações partidárias, isso é algo que preciso me apropriar, porque vai ser importante nos registros das candidaturas”, diz Bortoli.

(fotos: Bianca Mallmann)

Outra questão que ganhará atenção do novo juiz eleitoral é o cumprimento das cotas de gênero e a participação feminina. “Principalmente nas câmaras de vereadores, não poderá ser algo meramente figurativo. As candidatas efetivamente deverão ser candidatas, participar do pleito, disputar votos e, consequentemente, ter votos”, diz Bortoli.

A comarca abrange oito municípios: Lajeado, Forquetinha, Canudos do Vale, Santa Clara do Sul, Sério, Cruzeiro do Sul, Progresso e Marques de Souza.

O juiz enfatiza o trabalho interno a ser desenvolvido ao longo deste ano. “A expectativa é chegar em 2024 com a consolidação da democracia, do sistema eleitoral brasileiro e da estrutura da justiça eleitoral. Que a gente consiga ter um pleito eleitoral tranquilo, harmonioso, positivo e propositivo”, enfatiza.

(fotos: Bianca Mallmann)

Acompanhe
nossas
redes sociais