Programa Vida+Viva sem Álcool promove formação continuada em maio

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Programa Vida+Viva sem Álcool promove formação continuada em maio

Evento ocorre nos dias 6 e 7 de maio, no salão de eventos da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil)

Por

Atualizado sexta-feira,
26 de Abril de 2024 às 11:25

Programa Vida+Viva sem Álcool promove formação continuada em maio
Neidemar Fachinetto, coordenador do Projeto Vida+Viva Sem Álcool (Foto: Rodrigo Gallas)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Programa Vida+Viva sem Álcool completa 13 anos de atuação. A iniciativa surgiu a partir do crescente número de crianças e adolescentes envolvidos com o consumo de drogas na região. Desde 2012, divulga pesquisas e promove eventos de capacitação, buscando a conscientização da população de todo o Vale do Taquari.

Conforme o coordenador do programa, Neidemar Fachinetto, no começo a prevalência era do consumo de álcool, mas com o passar dos tempos, as drogas, tabagismo e cigarro eletrônico tomaram conta. Hoje, essas quatro são as que aparecem com maior incidência nas pesquisas.

Pela primeira vez este ano, dentro do programa haverá uma formação continuada totalmente gratuita para qualificar agentes públicos das áreas de saúde, educação, assistência social e cidadania. “O curso tem por objetivo ensinar metodologias para os participantes para que saibam lidar com os jovens, não só na prevenção ao uso do álcool, mas também do tabaco, maconha, cigarro eletrônico, além de outras drogas.”

Fachinetto cita ainda que de cada 10 adolescentes, sete tem contato precoce com substâncias psicoativas, principalmente, o álcool. Nas pesquisas de 2022, o álcool aparece com 70%, o tabaco com 18% e o cigarro eletrônico, com 26%. “É um problema que precisa ser enfrentado com mais conhecimento”. E complementa, “a prevenção não é somente na escola, ela é na família, no social”.

Neste ano, o evento conta com o apoio e financiamento do Fundo de Direitos da Criança e do Adolescente de Lajeado e ocorre nos dias 6 e 7 de maio, das 8h30min às 12h e 13h30min às 17h30min, no salão de eventos da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil).

Os participantes receberão certificado e a expectativa, segundo Fachinetto, é de capacitar, no mínimo, 200 profissionais. Além da certificação, os presentes receberão os livretos Dr. Bartô e o livro “Álcool, Tabaco e Maconha: Drogas Pediátricas”. A palestra de encerramento ficará a cargo do médico pediatra, doutor em Pediatria pela Universidade de São Paulo e representante da Sociedade Brasileira de Pediatria, João Paulo Becker Lotufo.

Inscrições podem ser através do Sympla e no site do programa.

Acompanhe a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais