Vozes negras em evidência

CULTURA

Vozes negras em evidência

Projeto “Ialodê” traz a Lajeado um repertório de canções de artistas negras da capital

Por

Atualizado domingo,
30 de Abril de 2023 às 18:19

Vozes negras em evidência
Crédito: Josemar Afrovulto
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Quatro das principais vozes da música negra do Rio Grande do Sul se unem para dar vida ao projeto “Ialodê”. O grupo de mulheres que se formou na capital vem a Lajeado no dia 5 de maio, para um show no Teatro do Sesc, às 20h.

Durante a performance, as cantoras Loma Pereira, Marietti Fialho, Glau Barros e Nina Fola trazem ao palco também histórias de vida. Nina conta que o projeto surgiu pouco antes do início da pandemia, com a ideia do diretor musical Isaías Luz de fazer um show com artistas negras em Porto Alegre. Ao lado de Luz, está a diretora artística Thayan Martins, responsável por toda a concepção rítmica dos arranjos.

No repertório, elas apresentam músicas autorais de compositores porto-alegrenses, em sua maioria, mulheres e pessoas negras. “A intenção aqui é evidenciar essa produção artística que é inviabilizada pelo cenário cultural de massa do estado”, destaca Nina.

De acordo com a cantora, o público pode esperar um show dinâmico e de muito profissionalismo. O espetáculo também apresenta músicas autorais inéditas. Nina ainda destaca que o projeto é financiado pela Lei Aldir Blanc.

Para este ano, o grupo também viaja pelo estado em uma turnê com shows financiados pelo edital Natura Musical. “Isso vai fazer com que a gente expanda mais o trabalho e mostre para mais pessoas que temos musicistas negras de alta competência”, destaca Nina. Além disso, o grupo também se apresenta em Canoas, Gravataí, Camaquã e Caxias do Sul nos próximos dias.

Sobre as artistas

– No quarteto que compõe “Ialodê”, Loma é considerada a representante máxima do maçambique, ritmo afro-gaúcho do litoral norte do RS. A artista já gravou com nomes como Elis Regina e Gilberto Gil e conquistou dois troféus açorianos.

– Nina Fola é cantora, compositora, percussionista, mestra e doutoranda em sociologia, especialista em debates sobre racismo estrutural e religioso, movimentos de mulheres negras e de terreiro.

– Marietti Fialho, conhecida por composições no reggae, é voz marcante na noite da capital gaúcha desde os anos 1980 e famosa por suas misturas entre jazz e samba.

– Fechando o grupo, está Glau Barros, uma das principais referências em samba contemporâneo no estado, que teve seu primeiro disco solo lançado recentemente.

Acompanhe
nossas
redes sociais