Programação busca valorizar idioma e cultura alemã nas escolas

ARROIO DO MEIO

Programação busca valorizar idioma e cultura alemã nas escolas

Organizado há sete anos, Semana da Língua Alemã oferece encontros literários e aulas experimentais aos alunos e comunidade escolar

Por

Programação busca valorizar idioma e cultura alemã nas escolas
Abertura oficial do evento contou com palestras e roda de conversa. Atividades seguem até a próxima semana com jogos germânicos. Crédito: Gabriel Santos
Arroio do Meio

Valorizar o dialeto trazido pelos imigrantes alemães. Este é o objetivo da Semana da Língua Alemã. Idealizado pela Escola Professor Arlindo Back desde 2016, o evento envolve palestras, jogos germânicos e exibição de filmes com todos alunos e moradores do distrito de Forqueta.

A abertura oficial ocorreu na manhã de sexta-feira, 14, na Casa de Cultura. As atividades seguem até opróximo dia 19. De acordo com o diretor da escola, Gilsomaro Steiger, a Semana da Língua Alemã é um evento organizado pelas embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça.

Todas atividades são desenvolvidas em parcerias com consulados onde é organizado uma programação variada com curiosidades sobre a língua alemã e os cinco países idealizadores, bem como eventos e tarefas dedicadas ao idioma. Entre as atividades realizadas estão a apresentação musical, aulas demonstrativas de alemão, oficinas de teatro e workshops.

A escola Arlindo Back possui 106 alunos matriculados no nível A até o 9º ano, é a única do município que tem a língua alemã na grade curricular. De acordo com Steiger, as aulas iniciaram em 1988 e seguem desde então. “Mantivemos essa tradição de preservar nossa história. Desde os anos 90 participamos de concursos e atividades sempre com relação ao dialeto e colonização alemã”, destaca.

Valorização

Para a secretária de Educação, Iliete Winck, a semana voltada ao dialeto e língua alemã é uma forma de compartilhar conhecimento entre alunos e comunidade. Ela também elogiou a coordenação da escola, no planejamento das atividades. “É um desafio fazer com que os mais jovens sigam a tradição germânica, e aqui em Forqueta isso é feito com muito orgulho e dedicação”, disse.

No entendimento da prefeita em exercício, Adriana Meneghini Lermen, a semana diferente de atividades faz com que as famílias mantenham a tradição. Também destaca os dez anos do Círculo de Amigos de Boppard, e adiantou que em julho uma comitiva de dez jovens, irá para o intercâmbio cultural da cidade coirmã na Alemanha.

Acompanhe
nossas
redes sociais