Novo espaço qualifica atendimento de crianças com autismo

BOM RETIRO DO SUL

Novo espaço qualifica atendimento de crianças com autismo

Inauguração da Sala do Acolhimento ocorreu na manhã de ontem, com apresentação de profissionais envolvidos no projeto

Por

Novo espaço qualifica atendimento de crianças com autismo
Estrutura funciona como porta de entrada para acompanhamento de pacientes com TEA e familiares. Crédito: Karine Pinheiro
Bom Retiro do Sul

A Sala de Acolhimento em TEA (Transtorno do Espectro Autista) foi inaugurada na manhã dessa segunda-feira, 3, na UBS Centro. A iniciativa da Secretaria de Saúde busca oferecer assistência qualificada para crianças diagnosticadas com autismo. Além disso, o espaço também terá equipe para acolhimento de pais e familiares. O local conta com profissionais como pediatra, psicólogo, nutricionista, enfermeiro e clínico geral.

A criação da sala deve auxiliar nas demandas da Associação de Familiares e Amigos dos Autistas de Bom Retiro do Sul (Afamab) e Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionas (Apae), afirma o secretário da Saúde, Rodrigo Rodrigues. Segundo ele, as entidades registram grande procura por parte da população. “É necessário que os atendimentos também sejam feitos aqui para diminuir a fila para atendimentos. É uma parceria construída com estas instituições”, destaca.

O serviço será integrado com a Secretaria de Educação. Segundo a coordenadora da sala, Alice Amaral Lopes, grande parte dos diagnósticos saem das salas de aula. Portanto, o espaço será porta de entrada para o diagnóstico e atuará até o acolhimento dos familiares das crianças autistas. “É necessário esse espaço, porque a família fica nervosa e preocupada. Também precisam ser escutados. Vamos receber, acolher, conversar e orientar”, conclui.
O atendimento na Sala de Acolhimento TEA será de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12h e das 13h às 16h30min.

Acompanhe
nossas
redes sociais