Laboratório estimula jovens à criatividade

TECNOLOGIA

Laboratório estimula jovens à criatividade

Espaço junto à Secretaria Municipal de Educação será inaugurado hoje à noite. Objetivo é auxiliar na formação de mão de obra qualificada

Por

Laboratório estimula jovens à criatividade
Sala tecnológica será apresentada hoje pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Crédito: GABRIEL SANTOS
Arroio do Meio

Desenvolver habilidades na área de robótica, impressão 3D e programação eletrônica de equipamentos. Com esses objetivos, a Secretaria de Educação e Cultura inaugura hoje o Laboratório Tecnológico.

A sala anexa ao prédio da secretaria é disponibilizada pelo programa Include, do Instituto Campus Party de São Paulo, que visa a implantação de espaços tecnológicos em comunidades de todo o Brasil. O espaço possui mobiliário, equipamentos eletrônicos para ensino de robótica, computadores, internet de alta velocidade e material didático. Tudo é oferecido de forma gratuita.

A inauguração ocorre às 19h. Conforme a secretária de Educação, Iliete Winck, a intenção do projeto é desenvolver o conceito das tecnologias nas escolas e no público mais jovem, tendo em vista a necessidade das empresas modernizarem o seu sistema de produção com uso de equipamentos mais modernos e eficientes.

As primeiras aulas iniciaram em outubro de 2022, com turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. Agora em 2023, são disponibilizados cursos a 60 alunos do 6º ao 9º, divididos em quatro turmas.

Inscritos no programa têm acesso aos conceitos de eletrônica, criação em 3D, impressão, robótica e programação. As aulas são gratuitas e os participantes recebem ainda apostilas, uniformes e ferramentas. “É uma forma de instigar à pesquisa e aliar o conteúdo teórico com a prática, pois os participantes podem montar seus equipamentos e acompanhar o funcionamento”, destaca a secretária.

A intenção, nos próximos anos, é consolidar o programa e abrir novas vagas ao público em geral ou até mesmo para as empresas interessadas em qualificar o quadro de funcionários.

Tecnologia nas escolas

A inclusão de novas tecnologias no ambiente escolar é um tema trabalhado desde o ano passado, quando a Secretaria de Educação investiu na compra de 390 chromebooks e nove gabinetes de recargas em seis escolas municipais de Ensino Fundamental.

Conforme Iliete, a intenção, com isso, é de levar ferramentas digitais acessíveis aos alunos para o trabalho de pesquisa, interação e aprendizagem. “Com o laboratório, já é possível desenvolver mais habilidades e ter contato prático com ferramentas e aplicar o conhecimento com o auxílio de profissionais capacitados”, frisa.

Acompanhe
nossas
redes sociais