Ação voluntária de limpeza do Rio Taquari ocorre neste sábado

Viva o Taquari- Antas Vivo

Ação voluntária de limpeza do Rio Taquari ocorre neste sábado

A 16ª edição chega com novidades. Programação conta com passeios da embarcação Seival, do tipo veleiro, no sábado e domingo, além de palestras e oficinas

Por

Atualizado quinta-feira,
23 de Março de 2023 às 12:08

Ação voluntária de limpeza do Rio Taquari ocorre neste sábado
Gilmara Scapini e Gilberto Soares detalham programação em entrevista à Rádio A Hora (Foto: Rodrigo Gallas)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A 16ª edição do Viva o Taquari-Antas Vivo ocorre neste sábado, 25. A atividade voluntária de preservação do rio Taquari-Antas inicia às 8h, em sete municípios simultaneamente. Em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, desta quinta-feira, 23, o coordenador do Viva o Taquari- Antas Vivo, Gilberto Soares, e a coordenadora da unidade Parceiros Voluntários de Lajeado, Gilmara Scapini, contam como funcionará o evento.

Em Lajeado, o ponto de encontro para coleta lixo e resíduos nas margens será no Porto dos Bruder, no Parque Ney Santos Arruda, e ao longo da orla do rio Taquari.  A programação conta com passeios da embarcação Seival, do tipo veleiro, no sábado e domingo, além de palestras e oficinas.

Réplica do barco de Giuseppe Garibaldi, usado na Revolução Farroupilha, o veleiro Seival trabalha com educação ambiental no Rio Grande do Sul e tem foco no cuidado com a água. Ele tem espaço para 30 pessoas mais a tripulação. Funcionará no sábado, 25, às 10h, somente para escolas. Às 15h30, toda comunidade poderá usufruir. No domingo, 26, às 10h e às 15h30 também será aberto para a comunidade. O passeio terá duração média de 2h e já está com as inscrições para a comunidade esgotadas.

“É fundamental os jovens discutirem isso [..]. Podemos mudar a sociedade”, avalia Soares ao abordar o horário exclusivo do passeio de veleiro para as escolas.

Para os participantes da coleta no rio, as orientações são passar protetor solar e repelente, levar boné, roupa confortável, calçado adequado e luva própria (preferência de látex). Sacos plásticos e ganchos estarão disponíveis no local. As atividades artísticas terão início às 9h30min e a abertura será às 8h.

As ações também ocorrerão simultaneamente em outros seis pontos: Balneário Navegantes, em Arroio do Meio; Antiga Prainha, em Cruzeiro do Sul; Camping da Eclusa, em Bom Retiro do Sul; Parque da Lagoa, em Estrela; Vila Mariante, em Venâncio Aires; e Parque Náutico, em Roca Sales.

Assista a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais