Noite de sabor e experiências

EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL

Noite de sabor e experiências

Chef de cozinha eleito o melhor do mundo em 2022, Jaqueson Dichoff traz a Lajeado um encontro de pizza e vinhos na Frame Café e Bistrô com lotação esgotada

Por

Atualizado quarta-feira,
22 de Março de 2023 às 13:47

Noite de sabor e experiências
Proprietário da Frame, Dario Delavald convidou o pizzaiolo Jaqueson Dichoff para uma noite de gastronomia em Lajeado. Crédito: Bibiana Faleiro
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Farinha, água, sal e uma pitada de fermento são os ingredientes da massa de pizza do Chef Jaqueson Dichoff, 55. A escolha por componentes simples traduz leveza aos preparos do paulista que, na noite de hoje, 22, e amanhã, 23, a partir das 20h, oferece uma experiência cultural e de sabores a Lajeado, na Frame Café e Bistrô.

Durante os encontros, para cerca de 50 pessoas a cada dia, serão apresentadas cinco pizzas premiadas em concursos mundiais. Além disso, haverá a presença de um sommelier e degustação de vinhos com representação da Casa Nostra, assim como música ao vivo.

Proprietário da Frame, Dario Delavald conta que conheceu Dichoff em um workshop em São Paulo, e convidou o pizzaiolo para organizar a experiência em Lajeado. Além de apresentar os diferentes sabores, a ideia é que o chef conte a história da pizza e de cada combinação de ingredientes.

As produções da noite serão servidas em forma de sequência e cada visitante recebe uma fatia do sabor apresentado. Antes disso, é servida uma entrada feita com massa de pizza enrolada, recheada com queijo brie e geleia de pimenta.

“Estamos trazendo essa experiência porque queremos mostrar que existem muitas coisas fora que a gente pode implementar aqui e as pessoas podem degustar sem sair da cidade. O que vamos fazer é justamente uma experiência de mundo”, conta Delavald. De acordo com ele, a ideia é que Chef Dichoff volte a Lajeado em junho, para uma noite italiana.

O melhor do mundo

Para o evento, o pizzaiolo trouxe, inclusive, ingredientes que não são encontrados na região, como o queijo fiordilatte, feito com leite fresco mas com preparo mais suave e sem sal, além do tomate pelado italiano, cultivados em solo vulcânico da Itália.

Dichoff conta que nasceu no Mato Grosso e se mudou para São Paulo para estudar publicidade. No período, foi convidado para visitar a Itália e passou dois anos trabalhando com a culinária do país. Quando voltou ao Brasil, tinha a certeza que queria cozinhar para as pessoas e fazer disso sua profissão.
Foi preciso ainda alguns anos para tirar o sonho do papel e, depois de voltar a estudar, abriu a primeira pizzaria em 2009. Depois disso, se aventurou como pizzaiolo em diferentes restaurantes, até abrir um estabelecimento de bairro que se destacou na cidade.

Com isso, ficou ainda mais conhecido e, hoje, viaja o país e o mundo como consultor. O pizzaiolo ajuda proprietários a abrirem novas pizzarias e ministra treinamentos. No currículo, também leva premiações internacionais e participação em reality shows de gastronomia. Em 2022, foi eleito o melhor pizzaiolo do mundo pela World Stars Pizza & Port Wine.

Acompanhe
nossas
redes sociais