Lajeado promove atividades para celebrar o Dia Mundial da Água

MEIO AMBIENTE

Lajeado promove atividades para celebrar o Dia Mundial da Água

Nesta sexta-feira, 17, ocorre a abertura simbólica de uma escultura inspirada na obra “Desliga a torneira de plástico”, no Parque Ney Santos Arruda

Por

Atualizado quarta-feira,
15 de Março de 2023 às 16:48

Lajeado promove atividades para celebrar o Dia Mundial da Água
Foto: Divulgação
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema), promove uma série de atividades, como campanhas educativas, instalação de banners e esculturas pela cidade, nova ecobarreira, entre outras ações.

Nesta sexta-feira, 17, ocorre a abertura simbólica de uma escultura inspirada na obra “Desliga a torneira de plástico”, no Parque Ney Santos Arruda. A escultura tem cerca de quatro metros de altura e representa uma torneira despejando plástico. A escultura está sendo montada esta semana e foi construída pelo Centro de Educação Ambiental (CEA).

Conforme a química Industrial da Sema, Gabriela Roehrs, a escultura é uma forma de alerta para a poluição plástica em rios e arroios.

“Além da escultura, vamos instalar banners pelo parque com mensagens de alerta e orientações da ONU de como a comunidade pode contribuir para com questões hídricas. Por exemplo, como reaproveitar água da chuva, como proteger as nascentes, como fiscalizar o gerenciamento de água e esgoto, entre outras orientações”, explica Gabriela.

No mesmo período, uma campanha educativa sobre os cuidados com a água será publicada nas redes sociais da Sema e Prefeitura de Lajeado.

No dia 22 de março, serão instaladas placas em pontos de monitoramento do Saraquá. A iniciativa faz parte do projeto Nosso Saraquá, que foi criado com o intuito de revitalizar o Arroio Saraquá, sendo integrado por uma série de medidas que tem o objetivo de monitorar a qualidade da água e recuperar as margens, identificando os pontos críticos que necessitam de ações pontuais específicas.

No mesmo dia, ocorre a instalação de uma ecobarreira adicional no Arroio Engenho. Ela será posicionada nas proximidades da barreira já existente ao lado do Parque Ney Santos Arruda. Em um ano, mais de 57 quilos de resíduos flutuantes que teriam como destino o Rio Taquari foram interceptados pela barreira.

Conforme Gabriela, foi identificada a necessidade da instalação de mais uma barreira, pois a quantidade de lixo extrapolava a capacidade do equipamento.

“Percebemos que o lixo acabava passando por cima da ecobarreira quando a quantidade de interceptação do equipamento atual chegava no limite. Por isso, vamos instalar mais uma próxima do local”, – esclarece.

Já no dia 25 de março, a equipe da Sema participará da 16ª edição da ação Viva Taquari-Antas Vivo com a promoção de roda de conversa, estande da Sema e recolhimento de resíduos com a utilização de barco.

Acompanhe
nossas
redes sociais