Casa Tassinary é premiada  em evento nacional

RECONHECIMENTO

Casa Tassinary é premiada em evento nacional

Empreendimento familiar ganhou cinco medalhas de ouro e três de prata no Wines of Brazil Awards 2022. Evento de apresentação dos rótulos foi nessa sexta-feira

Por

Casa Tassinary é premiada  em evento nacional
A vinícola foi criada em 2017, com produção artesanal na garagem de João Caetano Tassinary. Crédito: Divulgação
Vale do Taquari

Com três anos de atividade, a Casa Tassinary já é o grande expoente da vinicultura no Vale do Taquari: o empreendimento familiar conquistou oito medalhas no Wines of Brazil Awards 2022, concurso que elege os melhores vinhos finos brasileiros. São cinco rótulos premiados com o selo Gold — medalha de ouro para vinhos com pontuação acima de 90 pontos — e três rótulos premiados com o selo Commended — medalha de prata, para vinhos com pontuações entre 85 e 89 pontos. Evento de apresentação dos rótulos foi na sexta-feira, 10.

Assim, a vinícola que deu os primeiros passos em 2017, com produção artesanal na garagem do empresário João Caetano Tassinary, tem todos os rótulos de seu portfólio premiados. Para ele, a conquista é uma motivação a mais para preservar a essência do negócio. “Nos mantemos fiéis às nossas raízes como uma adega familiar que valoriza a tradição e a qualidade.”

Além disso, o processo de vinificação envolve toda a família. Trata-se, também, de um momento em que pais, filhos e netos se unem para partilhar uma herança cultural que atravessa gerações. “A vinícola tem uma história rica, um legado deixado pelo nono Victório Cariolato, que produzia vinho para consumo próprio. A vindima (colheira) é sempre uma festa na nossa família”, conta Tassinary.

Com processos rigorosos e matéria-prima selecionada nos parreirais do Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, a Casa Tassinary conta com vinhos envelhecidos em garrafa e, também, com rótulos maturados em barricas de carvalho francês. Todo o processo é acompanhado pelos enólogos Tiago Bergonzi e Priscila Pasqualine.

Além de prêmio, cada rótulo tem a sua história. O Il Primo, um merlot envelhecido em garrafa, por exemplo, leva esse nome por ter sido o primeiro vinho lançado pela família. Já o Corvo, um blend de cabernet sauvignon e merlot maturado em carvalho francês, é uma homenagem à região onde está instalada a vinícola, que antigamente se chamava Passo do Corvo. A Casa Tassinary fica na Rua Anton Brentano, nº 267, em Colinas.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais