Líder da bancada do Partidos dos Trabalhadores (PT) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o deputado Luiz Fernando Mainardi sugere que a proposta de aumento do ICMS de 17% para 19% seja retirada pelo governador Eduardo Leite. A projeção ocorreu durante entrevista ao Conexão Regional, nesta quinta-feira, 25., após a bancada do PT composta por 11 deputados divulgar contrariedade ao projeto do Piratini.
O deputado sugere que Leite retire o regime de urgência, para que o texto não precise ser analisado no prazo máximo de 30 dias. “Ou ele pode retirar o projeto, como fez no final do ano passado quando nem chegamos a votar por que o projeto foi retirado”, analisa.
LEIA TAMBÉM: Bancada do PT se posiciona contra aumento do ICMS
A matéria encaminhada para a ALRS é resultado de um pedido de empresários para que fossem suspensos decretos que retiraram incentivos do setor produtivo. “Para que aumentar o ICMS? O projeto é pra vigorar a partir de janeiro do ano que vem… por que essa pressa? Nossa ideia é deixar como está pra ver como vai ficar”, complementa.
Mainardi diz que não é favorável a suspensão de investimentos do estado nos municípios gaúchos e que o RS tem condições de aplicar recursos em áreas essenciais. “Temos uma produção de grãos prevista em 40 milhões de toneladas… Tomara que o Rio Grande do Sul percorra o caminho do crescimento, com aumento do PIB e na arrecadação”, define.
Nos bastidores, deputados na base governista articulam para conseguir uma votação maior em favor da elevação do ICMS. Um levantamento feito por associações empresariais aponta que ao menos 30 deputados são contra a elevação do tributo.
Assista a entrevista completa: