Estrela inicia aplicação da vacina bivalente contra a covid-19

ESTRELA

Estrela inicia aplicação da vacina bivalente contra a covid-19

Para receber o imunizante, é necessário ter, pelo menos, duas doses do esquema vacinal com a monovalente. Vacina protege também contra variações do vírus, responsáveis pelo aumento de casos graves.

Por

Estrela inicia aplicação da vacina bivalente contra a covid-19
Vacinação monovalente segue disponível todos os dias nas unidades de saúde (Foto: Diulgação)
Estrela

A aplicação das vacinas bivalentes contra covid-19 em Estrela iniciou com a imunização de pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPI’s). A partir desta semana, a vacinação avança para idosos com 70 anos ou mais, que podem receber a dose nas unidades de saúde. O imunizante bivalente protege contra variações do Coronavírus, como a Ômicron, responsável pelo aumento de casos graves da doença.

Para receber a vacina bivalente, o cidadão deve apresentar pelo menos duas doses do esquema vacinal. A coordenadora da sala de vacinas, Ana Carolina Pádua Lopes, explica que o novo imunizante, além de manter os benefícios da monovalente, produz uma proteção ampliada contra as subvariantes do vírus. “Por isso é importante que as pessoas deem continuidade nas vacinações. A bivalente tem No Daer, representantes do município solicitaram recursos para pavimentar trecho de 15 km. Destes, 7 km estão em Poço das Antas uma proteção diferente, mas que se complementa com as doses iniciais. É uma forma de evitar casos mais graves”, afirma.

A coordenadora esclarece que as doses são distribuídas pelo governo federal conforme a demanda e que Estrela recebeu quantidade suficiente para cumprir a primeira fase. Desta forma, idosos acima de 70 anos, com pelo menos duas doses no esquema vacinal, podem comparecer a unidade de saúde do bairro Boa União para fazer a vacina. Além das pessoas em instituições, tanto abrigados quanto profissionais, imunocomprometidos, comunidades indígenas, ribeirinhos e quilombolas também compõem o grupo.

As fases seguintes são com- postas por gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde e pessoas com deficiência permanente. A aplicação por faixas etárias segue em discussão. “Queremos alcançar a população e aplicar o imunizante de forma correta com as fases. Acreditamos que logo a comunidade em geral poderá fazer a vacina e todos ficarão protegidos contra o vírus, que apesar de ter diminuído a incidência, segue causando mortalidade”, alerta a coordenadora. A vacinação com imunizantes mo- novalentes segue diariamente nas unidades Central e Boa União.

Etapas da imunização bivalente:

Fase 1: pessoas de 70 anos ou mais, pessoas em instituições de longa permanência, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas

Fase 2: pessoas de 60 a 69 anos de idade

Fase 3: Gestantes e puérperas

Fase 4: Trabalhadores da saúde

Fase 5: Pessoas com deficiência permanente

Acompanhe
nossas
redes sociais